Como a Inteligência Artificial pode ser aplicada ao processo de Marketing

Como a Inteligência Artificial pode ser aplicada ao processo de Marketing
29/03/2023

Como a Inteligência Artificial pode ser aplicada ao processo de Marketing

Criar experiências memoráveis, servir melhor o cliente, melhorar a eficiência dos serviços, aumentar número de consumidores e o nível de satisfação, simplificar e diminuir erros de atendimento e aumentar as vendas são alguns dos objetivos da aplicação da Inteligência Artificial (IA) no Marketing. Esses foram alguns dos pontos abordados pelo consultor de gestão de marcas e marketing estratégico D.J. Castro, da Nexia Branding, em uma palestra promovida pelo Núcleo de Marketing da Acib, nesta quarta-feira (29).

Para D.J., o uso da IA tem que ter propósito e objetivos claros. “As pessoas precisam ser o foco da estratégia, dentro e fora da empresa. É fundamental usar essas ferramentas para conectar os objetivos da marca, as relações humanas e as experiências proporcionadas para todos os stakeholders e em todos os pontos de contato”, apontou. Segundo o consultor, a inteligência artificial é uma ferramenta e precisa de dados imparciais de alta qualidade e infraestrutura computacional para treinamento eficaz.

Dentro do processo de Marketing, pode ser usada, por exemplo, para melhorar a recomendação de produtos, segmentação do público, automação do atendimento, reconhecimento de voz, geração de conteúdo, reconhecimento de imagens, precificarão de produtos, promoções e ofertas, campanhas digitais e análise de sentimentos.

“A IA não pode criar, conceitualizar ou planejar estrategicamente, pelo menos por enquanto. Ela vai provocar uma revolução cognitiva no ser humano, unindo a inteligência humana – com habilidades múltiplas, autonomia, análise de ambiguidade, pensamento crítico e emoção -, com a inteligência artificial – com uma habilidade por vez, melhor em automação, volume de análises, velocidade de processamento e razão. Ou seja, uma inteligência híbrida está sendo criada”, previu. No opinião de D.J. o desafio é estruturar dentro da estratégia de marketing as ferramentas disponíveis, com objetivos claros e integrando-as ao processo, ajudando a posicionar a marca para uma comunicação eficaz.

Pular para o conteúdo