Como ter colaboradores produtivos e satisfeitos

16/03/2021

Como ter colaboradores produtivos e satisfeitos

Este tema sempre teve relevância no universo de gestão de pessoas e, em 2020, em função de todas as mudanças ocorridas nas rotinas de trabalho, ganhou ainda mais força ainda. Com base nessa demanda, o Núcleo de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Acib realizou, no dia 10 de março, um painel online sobre “Engajamento”. O evento contou com participação de nucleados e profissionais externos ao núcleo.

Os participantes assistiram a apresentações do aspecto antropológico ao tecnológico. Zilda Barbosa de Andrade, da Limiaris Desenvolvimento Humano, trouxe o aspecto antroposófico, com os reflexões e interações das três faculdades humanas: pensar, sentir e querer/agir; e suas relações com o engajamento.

Rafael Arguelles, da Pulses, falou sobre o aspecto da ciência de dados e todo o ciclo constante de ouvir os profissionais dentro da empresa, analisar estes dados, compartilhar estes resultados e o impacto positivo na satisfação, engajamento, produtividade e resultados das empresas.

Complementando o painel, Jorge Mallet, da GeekHunter, contou um pouco sobre a prática e os desafios de engajar colaboradores em diferentes cenários e em sua experiência recente. Ressaltou o papel da área de gestão de pessoas em trabalhar com os gestores de equipe os pilares do ciclo de vida do colaborador como forma de aumentar engajamento e melhorar o clima.

Dentro do bate papo, alguns outros pontos foram comentados, com destaque especial de todos para começar pelo “por quê” das ações em gestão de pessoas e que isso clarifica boa parte da jornada do como fazer. O engajamento impacta positivamente os resultados das organizações, aumentando em 10% retenção de clientes, 22% de produtividade e 21% na lucratividade.

Empresas interessadas em participar do Núcleo de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Acib podem entrar em contato com Mara, pelo email nucleos3@acib.net. A próxima reunião será no d ia 14 de abril, às 8h15 e terá como tema: “tendências e impactos em gestão de pessoas”.