Cooperativismo é reconhecido como Patrimônio Imaterial de Blumenau

Cooperativismo é reconhecido como Patrimônio Imaterial de Blumenau
29/04/2024

Cooperativismo é reconhecido como Patrimônio Imaterial de Blumenau

O Núcleo Cooperativas da ACIB participou na sexta-feira (26) da assinatura da lei que reconhece o cooperativismo como Patrimônio Imaterial de Blumenau. O ato foi feito pelo prefeito Mario Hildebrandt e a lei é de autoria do vereador Bruno Cunha.

A partir de agora, governo e sociedade têm a tarefa de conservar e disseminar conceitos e ações a fim de preservar o cooperativismo como prática para as futuras gerações. O projeto de lei foi construído dentro do núcleo que hoje reúne as principais cooperativas de Blumenau.

De acordo com a coordenação do núcleo, a lei é uma forma de divulgar o cooperativismo e um grande feito para todos que trabalham e acreditam na forma de fazer negócios.

O cooperativismo tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas e atua nos seguintes ramos (agropecuário; crédito; infraestrutura; saúde; trabalho; produção de bens e serviços; transporte e consumo). Em Blumenau, há aplicação em todos eles.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, a cidade conta hoje com 73 cooperativas cadastradas, que juntas geram quase quatro mil empregos. O município é também reconhecido por concentrar um dos maiores índices de habitantes associados a cooperativas de crédito do Brasil: mais de 75% da população.

Pular para o conteúdo