Deputado federal Carlos Chiodini fala sobre aeroporto e BR 470 para diretoria da Acib

29/09/2020

Na reunião online desta segunda-feira (28), a diretoria da Acib recebeu o deputado federal Carlos Chiodini para tratar da BR 470 e do Aeroporto de Navegantes. “O problema de Santa Catarina hoje é infraestrutura. Temos algumas obras essenciais para o desenvolvimento, entre elas a duplicação da BR 470. Mas, sinto que temos melhor ritmo das obras em 2019 e 2020”, apontou.

Chiodini informou que para 2021 estão previstos investimentos de até R$ 80 milhões. “A grande questão é a análise do orçamento de 2020 levando em conta que o endividamento foi duplicado devido à pandemia. Houve cortes do Governo Federal no valor de R$ 1,8 bilhão em investimentos em infraestrutura no Brasil”, explicou o deputado.

Ele também alertou para a necessidade de cobrar a produtividade da empreiteira na execução da obra. “Esses valores previstos para o próximo ano são irrisórios diante da importância de SC. A totalidade de obras de infraestutura necessárias para o Estado seria em torno de R$ 4 bilhões”, acrescentou.

Quanto ao Aeroporto de Navegantes, Chiodini ressaltou que foi uma luta da bancada catarinense e da sociedade organizada a concessão por meio de parceria público-privada para melhorar as condições do aeroporto. “Navegantes é o segundo polo do país em transporte de cargas, inclusive de importações. Tem potencial de crescer se tiver uma melhor estrutura aeroviária”.

No dia 16 de setembro o deputado disse que teve reunião com Secretário de Aviação Civil cobrando a concessão, com os critérios estipulados no plano diretor já discutido. O edital de licitação, ainda segundo o deputado, deve ser lançado ainda no final este ano para ser aberto no início de março de 2021.

Ao final, o deputado Carlos Chiodini se comprometeu em tentar agendar uma reunião com o ministro da Infraestrutura para detalhar o andamento das obras da BR 470.