Entidades de Blumenau formalizam carta ao prefeito pedindo revisão da tarifa de esgoto
Comissão da OAB elaborou parecer técnico de oito páginas para dar embasamento ao pedido
Preocupada em fomentar iniciativas para melhorar os índices de educação, a diretoria da Acib recebeu, na reunião desta segunda-feira (28), o diretor superintendente da Junior Achievement do Brasil, Evandro Carlos Badin. Ele relatou que Blumenau foi a primeira cidade do Estado a aderir ao projeto, em 1999. “Trata-se de uma organização social de caráter educativo e sem finalidade de lucros, criada em 1919. Atualmente beneficia 12,4 milhões de jovens em 118 países”, apontou.
Segundo Badin, a missão da Junior Achievement é inspirar jovens a empreender. A grande questão é “Como olhar para nossos jovens e entregar para ele ferramentas relevantes?”, observou, ao falar sobre as formas de chegar até os jovens atualmente e despertar o interesse deles. A pandemia acelerou alguns processos, facilitando a disseminação do conhecimento. Agora, os treinamentos são feitos de forma online.As metodologias utilizadas são construídas em conjunto entre as empresas e a Junior Achievement. As escolas recebem de forma gratuita o projeto, precisando disponibilizar apenas o tempo para os alunos participarem. “O caminho é ensinar as novas gerações. Se forem estimulados desde cedo, eles vão liderar essa mudança através da educação”, comentou.
Como funciona a Junior Achievement
O programa funciona da seguinte maneira: empresas investem na parceria com a Junior Achievement, que prepara voluntários para atuar nas instituições de ensino transformado crianças e jovens em empreendedores da própria vida, que podem, inclusive, tornar-se empresários.
Melhoria do IDEB
Um dos objetivos da atual diretoria da Acib é apoiar o município em ações que contribuam para a melhoria do IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica). Neste sentido, Badin ressaltou: “Se tivermos um projeto de longo prazo e escolhermos uma metodologia que foque nisso, é possível trabalharmos com essa intenção”.
Movimento Santa Catarina pela Educação
Badin também fez um convite às empresas da região para cadastrarem suas vagas no portal https://msce.santacatarinapelaeducacao.com.br. A instituição conecta essas vagas aos currículos cadastrados. Atualmente, são mais e 2500 currículos no sistema.