Diretoria da Acib conhece perspectivas do Centro de Inovação de Blumenau

16/06/2020

Diretoria da Acib conhece perspectivas do Centro de Inovação de Blumenau

O gestor do Instituto Gene, Udo Schroeder, participou de reunião online da diretoria da Acib nesta segunda-feira (15) para falar sobre a atual situação e perspectivas do Centro de Inovação de Blumenau. Segundo ele, no momento a obra aguarda apenas a liberação dos recursos da terceira fase pelo Governo do Estado, no valor de R$ 1,3 milhão, que já foi noticiada na semana passada, porém ainda não entrou no caixa da Furb. A documentação para o alvará do Corpo de Bombeiros também já foi entregue no dia 10 de junho e aguarda análise final. “Estamos tentando acelerar o processo porque, uma vez que tivermos o Habite-se em mãos, a intenção é começarmos a ocupar o espaço, independentemente se tiver sido inaugurado ou não”, afirmou.

Schroeder apresentou um histórico da implantação do Centro e frisou que as grandes missões são: ativar o ecossistema de inovação (ganhar sinergia fazendo ações conjuntas), criar uma cultura inovadora e empreendedora, além de gerar e escalar negócios inovadores.

Entre os projetos em execução, citou:

– Cocreation Lab: programa de apoio a negócios inovadores em período de ideação. A primeira turma tem 13 projetos em andamento e a segunda turma está com inscrições abertas.

– Incubadora de empresas: no momento está apoiando seis empresas e aguardando a mudança para receber novos projetos.

– Programa de Apoio a Negócios de Impacto Socioambiental: em fase de estruturação, desenvolvido com participação da Anprotec.

Os próximos passos, segundo Schroeder, são concluir as obras do Centro de Inovação (que deve ocorrer em um prazo de 90 dias), fazer a ocupação dos espaços físicos, buscar patrocinadores e executar as funções. Ele também explicou que a fonte de receitas será baseada em três pilares: cobrança por locação para quem estiver ocupando um espaço físico no prédio; apoiadores (patrocinadores que não precisam necessariamente estar lá dentro, mas que queiram apoiar o movimento de inovação); e projetos especiais.

Em Blumenau e região, são parceiros do projeto as entidades: Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), Associação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais de Blumenau (Ampe), Blusoft, Instituto Federal Catarinense – Campus Blumenau (IFC), IFSC Gaspar, PMB Sedec, Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Sindicato das Empresas de Processamento de Dados, Software e Serviços Técnicos de Informática do Estado de Santa Catarina (Seprosc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Regional de Blumenau (Furb) e Instituto Gene Blumenau.