Diretoria da ACIB conhece Programa de Qualificação para Exportação

08/08/2022

Diretoria da ACIB conhece Programa de Qualificação para Exportação

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), projeto selecionado através de um edital da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e gerido pela FURB, em Blumenau, foi apresentado nesta segunda-feira (8/8) na ACIB.

O foco do PEIEX é qualificar empresas para a exportação. “Blumenau já esteve entre as principais exportadoras do Estado e perdeu relevância, hoje ocupa o 12º, 13º lugar”, lamenta o coordenador do PEIEX na cidade e coordenador do Núcleo de Relações Internacionais da ACIB, Germano Gerhke. A meta é qualificar 200 empresas de Blumenau e região com potencial para exportação ? 150 por Blumenau e 50 pelo polo de Brusque. O prazo para execução é de 30 meses. Por enquanto, 60 negócios (29 de Blumenau) estão em atendimento e 46 já firmaram contrato.

O programa é totalmente gratuito e oferece 38 horas de formação. Para fazer parte não é necessário ter conhecimento sobre o tema e também não há restrições quanto ao porte do negócio. “Nós conduzimos os empresários para que eles tenham clareza de como é exportar e estar no mercado internacional. É um programa para quem está começando, mas as empresas que exportam esporadicamente podem ser avaliadas para participar”, explica.

De acordo com Gerhke, a Apex sugeriu trabalhar a região através do tripé: empresas têxteis, prestadoras de serviços (com foco em desenvolvedor de games e software) e mercado cervejeiro. Mas não há impedimento em receber empreendimentos de outras áreas. A diretoria da ACIB validou a importância do projeto para o desenvolvimento de Blumenau e incentiva as associadas a participarem.

Empresas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail epaterno@furb.br.