Finalistas do 24º Prêmio Gustav Salinger apresentam seus cases na segunda fase de avaliação
Vencedores do prêmio serão conhecidos no dia 10 de novembro.

Como forma de capacitar ainda mais os jovens e proporcionar mão de obra qualificada para a área de TI, o Programa Jovem Programador chega à segunda edição. O projeto é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina (SEPROSC) com realização do Senac e foi apresentado na reunião de diretoria da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) desta segunda-feira (18/4).
O diretor do programa, Carlos José Pereira, explicou que para este ano são 700 vagas abertas, mas no futuro a meta é formar anualmente 2,5 mil jovens programadores. O curso é voltado para homens e mulheres de 16 a 35 anos. “Em um ano ele já é um programador. Formatamos um curso de 10 meses, com 348 horas de carga horária e aulas durante três vezes por semana. A partir de 35% do curso concluído, já é possível estar empregado”, detalha. O Jovem Programador 2022 está formatado para acontecer em 19 cidades (confira a lista abaixo), seis a mais do que no ano passado. Além disso, os alunos que vivem em famílias que possuem renda de até dois salários mínimos per capita conseguem estudar de maneira gratuita.
A empresária Maria Ignêz Keske, sócia da WK Sistemas – uma das empresas patrocinadoras do programa – conta que a falta de mão de obra em TI abrange corporações de todas as áreas. “Falta de mão de obra na área de TI não é exclusividade das empresas técnicas. Esta é uma área que está sendo reestruturada nas empresas de vários ramos e assim, elas também são impactadas pela escassez desse tipo de profissional do mercado”, conta.
Para aumentar a abrangência e formar mais pessoas, Pereira explica que já pediu ao Governo do Estado a ampliação dos laboratórios do Senac, usados como sala de aula. A diretoria da ACIB enalteceu a iniciativa que forma mão de obra qualificada e impacta positivamente na sociedade.
“Temos que despertar o jovem cada vez mais cedo, ainda nas escolas fundamentais. Uma ideia é desenvolver um formato de programa piloto de consiga identificar esses potenciais talentos e capacitá-los o quanto antes”, opina o diretor para Assuntos de Inovação, Everaldo Grahl.
As inscrições para o programa estão abertas até o dia 31 de maio e podem ser feitas no site.
Cidades atendidas
Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Pinhalzinho, Rio do Sul e São Bento, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.