Diretoria da ACIB conhece Programa Jovem Programador

18/04/2022

Diretoria da ACIB conhece Programa Jovem Programador

Como forma de capacitar ainda mais os jovens e proporcionar mão de obra qualificada para a área de TI, o Programa Jovem Programador chega à segunda edição. O projeto é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina (SEPROSC) com realização do Senac e foi apresentado na reunião de diretoria da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) desta segunda-feira (18/4).

O diretor do programa, Carlos José Pereira, explicou que para este ano são 700 vagas abertas, mas no futuro a meta é formar anualmente 2,5 mil jovens programadores. O curso é voltado para homens e mulheres de 16 a 35 anos. “Em um ano ele já é um programador. Formatamos um curso de 10 meses, com 348 horas de carga horária e aulas durante três vezes por semana. A partir de 35% do curso concluído, já é possível estar empregado”, detalha. O Jovem Programador 2022 está formatado para acontecer em 19 cidades (confira a lista abaixo), seis a mais do que no ano passado. Além disso, os alunos que vivem em famílias que possuem renda de até dois salários mínimos per capita conseguem estudar de maneira gratuita.

A empresária Maria Ignêz Keske, sócia da WK Sistemas – uma das empresas patrocinadoras do programa – conta que a falta de mão de obra em TI abrange corporações de todas as áreas. “Falta de mão de obra na área de TI não é exclusividade das empresas técnicas. Esta é uma área que está sendo reestruturada nas empresas de vários ramos e assim, elas também são impactadas pela escassez desse tipo de profissional do mercado”, conta.

Para aumentar a abrangência e formar mais pessoas, Pereira explica que já pediu ao Governo do Estado a ampliação dos laboratórios do Senac, usados como sala de aula. A diretoria da ACIB enalteceu a iniciativa que forma mão de obra qualificada e impacta positivamente na sociedade.

“Temos que despertar o jovem cada vez mais cedo, ainda nas escolas fundamentais. Uma ideia é desenvolver um formato de programa piloto de consiga identificar esses potenciais talentos e capacitá-los o quanto antes”, opina o diretor para Assuntos de Inovação, Everaldo Grahl.
As inscrições para o programa estão abertas até o dia 31 de maio e podem ser feitas no site.

Cidades atendidas
Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Pinhalzinho, Rio do Sul e São Bento, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.