ACIB promove café para associados
A Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) realizou mais uma edição do Café com...
Na reunião desta segunda-feira (12), a diretoria da Acib recebeu o secretário de Conservação e Manutenção Urbana do Município, Marcelo Schrubbe, para apresentar o projeto “Cidade Jardim”. O programa foi criado com o intuito de readequar a distribuição dos recursos, além da melhoria na realização dos serviços prestados pela secretaria. Schrubbe estima que cerca de R$ 2,5 milhões sejam otimizados. Uma das medidas adotadas é a concessão via Lei Municipal dos três cemitérios administrados pelo município, localizados na rua Bahia, rua João Pessoa e Progresso. Somente esta medida visa uma redução de mais de R$ 1 milhão para os cofres do município.
Uma das leis aprovadas neste ano e que fazem parte do projeto permite a adoção, pelas empresas da cidade, de praças e parques para manutenção. “Havia muita burocracia para adoção de praças. Melhoramos a legislação para facilitar essa questão. Nossa intenção agora é fazer um contrato guarda-chuva com as entidades de >
Outra lei trata sobre a manutenção e recuperação dos passeios. A lei notificará o proprietário para executar a manutenção do passeio. Caso o responsável não cumpra com a determinação, a Secretaria fará o serviço, cobrando os valores posteriormente. O mesmo será feito em relação às roçadas dos terrenos particulares que, atualmente, são executadas pela Seurb.
Outra ação será a pintura a quente na sinalização viária. A medida visa diminuir a periodicidade da manutenção da sinalização horizontal reduzindo assim os custos da secretaria.
O pacote de medidas visa ainda a criação de um aplicativo que atenda a demanda da população em relação à manutenção da cidade. Com essa nova funcionalidade, o usuário poderá solicitar os serviços de roçada, manutenção de ruas e iluminação pública. “Pretendemos melhorar o atendimento ao morador que solicita os serviços. Além de registrar a demanda, o objetivo é dar um retorno, via aplicativo, informando quando a solicitação for atendida”, explica o secretário.
Além disso, Marcel Schrubbe citou a lei da reperfilagem, que permite mutirão 100% pago pelos moradores para execução de asfalto sobre calçamento. Antes a prefeitura não autorizava os moradores a fazerem melhorias sozinhos nas suas ruas.