Diretoria da ACIB faz visita técnica a Karsten

19/09/2023

Diretoria da ACIB faz visita técnica a Karsten

A diretoria da ACIB realizou visita técnica na última segunda-feira (18) a Karsten, empresa blumenauense que faz parte do quadro de associados da entidade e é uma das mais antigas em atividade do país com 140 anos. A fabricante de artigos de cama, mesa e banho tem cerca de 2,6 mil colaboradores e presença no atacado e varejo nacional.

Desde agosto, a Karsten se tornou a primeira indústria do segmento no Brasil a conseguir o selo Lixo Zero, a homologação é feita por uma equipe do instituto responsável que leva o mesmo nome. O gerente de Manufatura da empresa, Marcos Paulo Dahlke, explicou que a trajetória para conseguir o selo iniciou há alguns anos e foi reestruturada em 2022 através do programa de gerenciamento de resíduos, seguindo o conceito Aterro Zero. “No início do projeto, a empresa encaminhava para reciclagem cerca de 70% de resíduos, e em abril de 2023, após as melhorias implementadas, atingiu 92,3% de reaproveitamento.”

Dentre as ações apresentadas estão: trabalhos de conscientização dos colaboradores, construção de composteira para resíduos gerados no restaurante, adoção de EPIs recicláveis, ecopontos, eliminação de copos plásticos das áreas comuns e outros.

A presidente Christiane Buerger parabenizou a empresa pelo reconhecimento e lembrou que esse é um trabalho que se constrói ao longo do tempo. “Ao entrar na fábrica, já notamos um ambiente diferente e muito organizado. Isso nos mostra que uma empresa chega aos 140 anos fazendo diariamente boas práticas.”