ACIB recebe diretoria da Unimed
Cooperativa explicou índices que compõem os custos dos planos de saúde
A diretoria da Acib recebeu, na reunião de segunda-feira (9), o cônsul geral da República Argentina em Florianópolis, Gustavo Coppa. Há 18 anos como cônsul permanente, ele falou sobre os trabalhos desenvolvidos pelo consultado em Santa Catarina. Destacou a Câmara de Comércio Brasil Argentina, para intercâmbio de experiências e elevação do comércio entre os dois países. Hoje existe uma sede em Florianópolis e outra em Chapecó.
Coppa ressaltou, ainda, o papel da Argentina como país agroexportador e agroindustrial. “Intensificamos nossa atuação em Santa Catarina com Chapecó e agora estamos avançando nas regiões de Joinville e Blumenau”, apontou. Na reunião, também foi debatida brevemente a questão da alfândega que se cogita instalar na cidade de Paraíso, com o objetivo de desenvolver o comércio entre os dois países. Para isso acontecer, é necessária construção de uma nova ponte sobre o rio Peperiguaçu e uma unidade oficial de fronteira. Segundo o cônsul, para a Argentina, esta ponte é prioritária. “Mas, falta definição da parte brasileira”, observou. O projeto prevê uma ponte de 250 metros, iluminada e sinalizada, quando dois países chegarem a um acordo.
O vice-presidente de Comércio Exterior da Facisc, Ido Steiner, apresentou dados da balança comercial Brasil x Argentina. “Em 2018, até março, o movimento é de 3 milhões de dólares exportados e 1 milhão de dólares importados”, relatou.