Diretoria da ACIB recebe representantes da Prefeitura de Otacílio Costa

18/07/2022

Diretoria da ACIB recebe representantes da Prefeitura de Otacílio Costa

A Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) recebeu a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Otacílio Costa, Fabricio Kaiser, na reunião de diretoria desta segunda-feira (18/7). O executivo compareceu na entidade para expor as oportunidades econômicas que a cidade do Planalto Serrano oferece às empresas.

Historicamente, Otacílio Costa é um município onde a grande maioria da mão de obra empregada é masculina, absorvida principalmente pelas indústrias madeireira, de papel e de celulose. Com isso, as mulheres ficavam à margem do mercado de trabalho. “Em 2008, a Brandili instalou uma unidade na cidade e no ano passado foi a vez da Tex Cotton, assim as mulheres começaram a ser inseridas no mercado de trabalho”, explica. A ideia do município é atrair empresas de ramos diversos para empregar ainda mais mulheres, seja na costura ou em outras áreas. Atualmente, as duas empresas têm cerca de 200 funcionários.

O presidente da ACIB, Renato Medeiros, lembrou do apagão de mão de obra na área têxtil que Blumenau enfrenta há muitos anos. “Blumenau não tem mais costureiras, a parte produtiva da Hering, por exemplo, foi transferida daqui para Goiás pois já na época, não se conseguia mais profissionais para trabalhar na costura.”

Parque industrial

Uma nova área industrial de 360 mil m² foi loteada com terrenos entre 2,5 mil m² e 30 mil m² para abrigar as empresas que desejarem se instalar na cidade. “Já temos seis unidade confirmadas de diversos ramos”, conta o secretário. Além disso, o Sesi/Senai de Otacílio Costa será expandido para poder capacitar mais pessoas com mão de obra qualificada e atender também as cidades da região. Para o diretor de Assuntos Tributários, Marciel Eder Costa, o desafio maior de uma cidade não são os tijolos e sim a capacitação de mão de obra. “Capacitar é um diferencial competitivo, quanto mais investirem, mais estarão preparados.”

Kaiser lembra ainda que a localização da cidade, com saída para as BRs 470 e 282, é estratégica para escoamento da produção. “Estamos ainda a cerca de 70 km do Aeroporto de Correia Pinto e 200 km do Porto de Itajaí, o que favorece também”, completa.

Para o presidente da ACIB, a instalação de unidades de empresas de Blumenau em Otacílio Costa, faz com que as duas cidades ganhem. “Há uma movimentação econômica para ambas, pois parte do processo fica aqui o que gera benefícios para os dois municípios”, avalia.