Diretoria da ACIB recebe representantes do SEBRAE

18/06/2024

Diretoria da ACIB recebe representantes do SEBRAE

A diretoria da ACIB recebeu nesta segunda-feira (17) representantes do Sebrae para falar sobre os trabalhos relacionados ao Ecossistema Local de Inovação (ELI) de Blumenau.

O técnicos do Sebrae apresentaram os principais objetivos da governança do ecossistema que está em vigor em Blumenau e incluem o estímulo e o fortalecimento da cultura inovadora na cidade. O trabalho de governança foi montado seguindo uma metodologia já aplicada em ecossistemas líderes ao redor do mundo e abrange os eixos econômicos baseados na vocação regional. Em Blumenau são trabalhados os seguintes eixos: Eletrometalmecânico, Saúde e Bem-Estar, Têxtil e Moda, Tecnologia da Informação e Comunicação, além de Turismo e Economia Criativa e o Distrito de Inovação.

A reunião contou com a presença de outras entidades como CDL, AMPE e Sindicato da Indústria de Fiação, Tecelagem e Vestuário (Sintex) e teve como objetivo conhecer sobre o programa e principalmente pensar em como as entidades podem se envolver para que haja mais engajamento, assim os projetos não ficam atrelados apenas ao Poder Público e reféns das trocas de governos. “Precisamos de integração entre os planos e as entidades e assim será possível estruturar o que queremos para a Blumenau do futuro”, explica a presidente da ACIB, Christiane Buerger.

A gerente regional do Sebrae Blumenau, Ionita Lunelli, lembrou que o grande desafio atualmente é criar a governança geral para o ecossistema onde estariam envolvidos representantes de todos os eixos, empresas, entidades, universidades e Poder Público. “É importante que as entidades participem da governança geral. Onde vai se discutem assuntos de interesse geral da cidade. Os eixos focam no que é ligado aos seus setores”, explica.

De acordo com o Sebrae, em outubro de 2022 foi realizada a primeira avaliação do Ecossistema Local de Inovação com os participantes, onde se constatou que o projeto estava com um grau de maturidade “em estruturação”. Um ano depois, houve melhora alcançando o conceito “em desenvolvimento” e aumento de três pontos na nota geral (18,54 pontos). A avaliação é feita em 17 vertentes e a pontuação varia de 1 a 5. A próxima avaliação será feita em outubro.