Diretoria da Acib visita obras do Centro de Inovação. Empreendimento deve ser entregue no início de 2019

20/11/2018

A diretoria da Acib se reuniu nesta segunda-feira (19) no Centro de Inovação de Blumenau, onde fez uma visita guiada e conheceu o estágio atual da obra, que está 85% concluída. O Centro foi apresentado pelo presidente do Conselho do Instituto Gene, Udo Schroeder, e pelo diretor executivo Fabiano Conrado Odebrecht. A entrega estava prevista para o fim deste ano, mas deve ficar para início de 2019.

O objetivo de convidar a diretoria da Acib a visitar a obra, conforme explicou Fabiano, foi mostrar a importância do Centro de Inovação, seu andamento, e buscar apoio dos membros da diretoria para debater com o Poder Público a operação e manutenção do espaço depois de pronto.

O custo mensal estimado é de R$ 79 mil para as atividades básicas do Centro de Inovação, como contratação de recepcionistas, limpeza, despesas de energia, entre outros gastos.Já existe um plano de ocupação e geração de receitas, mas ainda é necessário prever outras fontes de recurso para que o empreendimento se desenvolva e prospere. O presidente da Acib, Avelino Lombardi, destacou que “tudo que for para Blumenau, a Acib está junto e esta é uma obra da cidade”.

Estrutura

Entre as fontes geradoras de receita, o Centro de Inovação prevê uma área de show rooms para exposição, uma cafeteria, além de auditório para até 125 pessoas, com estrutura acústica e audiovisual. Os quatro andares contam com acessibilidade, banheiro, copa e cozinha. Há também um andar com vestiário de uso coletivo, com chuveiros, para quem usa bicicleta, por exemplo. O andar acima do auditório conta com mezanino e salas de reuniões e também poderá ser usado como coworking. Um andar será reservado para entidades e instituições da cidade, em uma área ampla, sem divisórias, para que possam convergir e interagir entre elas. Cada entidade fica responsável pelo seu mobiliário, seguindo o projeto proposto pelo centro.

O terceiro andar pode receber 18 empresas que já atuam com inovação na área de pesquisa e desenvolvimento e que venham a contribuir com o ecossistema do centro. As salas variam de 18 a 85 m2. Também está previsto neste andar alguns espaços compartilhados e um coworking empresarial para pessoas jurídicas que prestam serviço para empresas na área de pesquisa e desenvolvimento.

O quarto andar tem a proposta de ter um patrocinador master para um espaço de open innovation, onde será possível discutir novas soluções para o mercado com temas como industria 4.0. Neste piso também haverá uma área de descompressão, bem descontraída, para troca de ideias. Alem disso, está prevista uma cozinha compartilhada e um deck.