Entidades de Blumenau formalizam carta ao prefeito pedindo revisão da tarifa de esgoto
Comissão da OAB elaborou parecer técnico de oito páginas para dar embasamento ao pedido
Uma parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (SED) e da Articulação Internacional (SAI) de Santa Catarina vai promover a oferta de curso de licenciatura gratuita em alemão. A proposta surgiu por demanda encaminhada pelos Consulados da Alemanha e da Áustria, ambos estabelecidos em Blumenau, que teve como base a necessidade de professores habilitados nas áreas específicas da rede estadual de ensino. O projeto piloto tem o objetivo de ampliar o ensino do idioma alemão em Santa Catarina e fomentar tecnologias e investimentos para o Estado. O lançamento do edital para o credenciamento de instituições que vão ofertar os cursos aconteceu na sexta-feira, 16, no Consulado Geral da Alemanha em Blumenau. O Núcleo de Língua Alemã da Acib tem acompanhado a iniciativa e participou do evento.
A coordenadora do Núcleo e cônsul honorária da Alemanha em Blumenau, Susanne Klemz Adam, reforçou as possibilidades que o conhecimento do idioma alemão pode oferecer. “Faltam pessoas para ocupar vagas em empresas que precisam de mão-de-obra fluente em alemão. Esta é uma oportunidade para nosso Estado ter mais um diferencial competitivo”, apontou.
O vice-coordenador do Núcleo de Língua Alemã da Acib e cônsul honorário da Áustria em Blumenau, Mauro Kirsten, relatou que só na rede privada de ensino, a cidade possui 1677 alunos estudando o idioma alemão e 37 professores cadastrados. “O Núcleo tem um papel importante neste processo. Temos uma grande união de esforços e a certeza de que, a longo prazo, este projeto será bem sucedido”, observou.
“A língua alemã precisa ser cultivada e ampliada, temos muitos municípios com escolas bilíngues, mas precisamos de mais professores capacitados. É desejo do governador Jorginho Mello capacitar os professores, proporcionando mais oportunidades para os estudantes e melhorando a qualidade de ensino nas escolas”, apontou a secretária Adjunta da Educação, Patrícia Lueders.
“Nosso objetivo é ampliar a internacionalização do Estado de Santa Catarina. Temos inúmeras vagas de trabalho, empresas querendo se instalar no Estado e precisamos de pessoas capacitadas. Iremos ampliar esse programa para que seja ponto de integração e para atrair empresas. É isso que queremos, queremos empoderar os catarinenses”, explicou o Secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner.
O lançamento também contou com a presença da vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar; do prefeito de Pomerode, Ércio Kriek; e de autoridades locais.
Credenciamento das instituições de ensino superior
Com a assinatura da parceria, as instituições terão 30 dias para manifestar interesse e encaminhar à Secretaria da Educação a proposta do projeto pedagógico para as formações. As turmas poderão ter até 35 estudantes.
Os recursos para as bolsas nas universidades serão do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES). Após o credenciamento, as instituições selecionadas irão lançar edital com as regras e critérios para inscrição. As aulas devem iniciar até 14 de agosto.
O edital está disponível aqui:
http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/index.php/pos-graduacao/especializacao-direcionada