Prorrogadas as inscrições para Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo
Foram prorrogadas até esta quarta-feira, dia 9 de outubro, as inscrições para a 23ª...
Durante dois dias Blumenau teve a oportunidade de conhecer o modelo nórdico de inovação, na conferência internacional “Conexão Suécia”. O evento ocorreu nos dias 7 e 8 de agosto. No primeiro dia houve uma conferência no auditório do Centro Empresarial de Blumenau e no segundo uma rodada de negócios voltada a empresas e empreendedores do ramo de tecnologia e inovação que desejam gerar negócios entre Brasil e Suécia. O evento teve apoio da Acib, por meio dos Núcleos de Inovação e de Relações Internacionais.
Entre os temas abordados estavam o modelo sueco de open innovation; desafios e possíveis adaptações do modelo para Santa Catarina; o estilo sueco de inovação nas gigantes da indústria; inovação nas empresas catarinenses; e fatores que tornaram a Suécia o segundo país mais inovador do mundo.
“Trabalhamos para inspirar pessoas a alcançarem suas ideias. Estamos buscando boas pessoas mais do que boas ideias”, afirmou Lars Birging, desenvolvedor de negócios no Science Park Jönköping, localizado na região Sul da Suécia. Ele detalhou os processos de desenvolvimento de startups do Sicence Park e afirmou que lá há uma boa estrutura de financiamento. Segundo Birging, não existe um modelo único para inovação. “Dentro do próprio Estado de Santa Catarina podem ser aplicados diferentes modelos, dependendo dos setores e das habilidades já existentes”, assinalou.
O Sience Park Jönköping ajuda empresas e empreendedores a encontrar o modelo de negócios certo, construir uma equipe competente, levantar capital para crescimento ou iniciar uma expansão internacional.
Na abertura do evento, o idealizador do projeto Conexão Suécia, Eduardo Bridi, falou sobre a missão realizada em 2017 para conhecer o modelo de inovação sueco. “Cruzamos a Suécia de Leste a Oeste e fechamos acordos de cooperação contemplavam eventos como este. O foco neste momento é em empresas de tecnologia. Porém, no próximo ano vamos tentar conectar os setores têxteis dos dois países”, apontou.
Em nome da Acib, o vice-presidente da entidade, Renato Medeiros, ressaltou que a inovação é um caminho sem volta. “Estamos diante de uma grande oportunidade para buscar inspiração para novos negócios. Queremos nos conectar e conhecer as melhores práticas deste país que está entre os mais inovadores do mundo”, disse.
Também presente na abertura da “Conexão Suécia”, o prefeito Mario Hildebrandt citou a implantação do Distrito da Inovação, destacando a importância de fomentar essa discussão. Também falou da necessidade de aprendizado de línguas estrangeiras para facilitar essa conexão. Por essa razão, segundo o prefeito, o ensino bilíngue será implantado em duas escolas públicas de Blumenau já no próximo ano, uma escola com o idioma Alemão e outra com o Inglês.