Empresas e cases de destaque receberam o Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo nesta segunda-feira

06/11/2018

Empresas que se destacaram nas categorias Indústria, Comércio e Serviços, o Jovem Empreendedor do Ano, além de um Case de Estímulo ao Empreendedorismo Social e um Case de Marketing foram reconhecidos nesta segunda-feira (5) com o 17o Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo, entregue pela Acib Jovem, o núcleo de jovens empreendedores da Acib. Na ocasião, também foi comemorado o aniversário de 117 anos da Associação Empresarial de Blumenau, a mais antiga do Estado. O evento ocorreu no Teatro Carlos Gomes.

Os vencedores foram:

Categoria Comércio: Portus Padaria Artesanal

Categoria Indústria: Andritz Separation

Categoria Serviços: Viacredi

Case de Marketing: Ailos

Case de Estímulo ao Empreendedorismo: Viacredi

Jovem Empreendedor do ano: Luana Buzzi, da Abuzzi Agência de Marketing Digital

Em seu discurso, o presidente da Acib, Avelino Lombardi, enalteceu o papel da entidade no apoio ao empreendedorismo e às causas relacionadas ao desenvolvimento econômico da cidade e da região. “A Acib é a casa do empresário e do empreendedor, independentemente do tamanho de sua empresa e negócio. Somos uma entidade que não se preocupa somente com as atividades econômicas, mas também com as causas da comunidade da cidade e da região. Sabemos que o desenvolvimento das nossas empresas vai gerar trabalho, renda e mais qualidade de vida para todos os que aqui vivem. Além disso, atuamos fortemente na cobrança de mais infraestrutura, segurança, educação e saúde para nossa população”, apontou.

Lombardi também aproveitou a oportunidade para falar da necessidade de cobrança dos políticos eleitos e participação da sociedade. “Precisamos estar junto com nossa representação política para buscarmos a efetiva realização dos resultados que queremos. Não conseguimos mais suportar o tamanho do estado, não suportamos pagar mais um centavo de tributo. Não podemos mais ficar dentro de nossas entidades, criticando e montando planos de cobrança apenas para os períodos eleitorais. Não se pode mais governar sem a comunidade, vamos entrar em campo e jogar junto!”.

O prefeito Mário Hildebrandt, presente no evento, ressaltou a participação da Acib no debate das ações que envolvem Blumenau e reconheceu os desafios que os empresários enfrentam, como burocracia e alta carga tributária. “Temos atuado de maneira próxima às entidades empresariais para flexibilizar o que for possível e ouvir as demandas dos empresários”, pontuou.

Em nome da Acib Jovem, o coordenador do Núcleo, Roberto Montibeller, afirmou: “A noite de hoje é para mostrar que os obstáculos e dúvidas por que passamos só nos fortalecem e nos elevam a outro patamar”. Ele também citou o trabalho da Acib Jovem em projetos voltados ao estímulo ao empreendedorismo.

O Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo foi organizado pela Acib Jovem, com apoio do Núcleo de Marketing e do Núcleo de Emissoras de Rádio da Acib. O evento teve o patrocínio da Unicesumar, Unimed, NSC Comunicação, BRDE, AskNew, Stuttgart e Cartório de Protestos SC.

Quem foi Gustav Salinger

Gustav Salinger foi cônsul da Alemanha e um dos fundadores da Associação Empresarial de Blumenau Foi escolhido primeiro presidente daentidade, fundada em 5 de novembro de 1901. Salinger teve seis anos consecutivos de mandato e foi também o terceiro prefeito de Blumenau, de 1889 a 1890. Representou uma das forças vivas do comércio de exportação e importação para nossaregião. Líder empreendedor que, com força e coragem, ajudou Blumenau a crescer e deixou sua marca para as futuras gerações.