Entidades empresariais se reúnem para tratar de perspectivas para a BR-470

09/03/2020

Entidades empresariais se reúnem para tratar de perspectivas para a BR-470

Representantes de entidades empresariais do Vale do Itajaí se reuniram na sexta-feira, dia 06, no auditório do CEB (Centro Empresarial de Blumenau), para tratar das perspectivas para a BR-470 em 2020.

O secretário executivo da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs) e coordenador do Observatório da BR-470/SC, Cleber Stassun, apresentou o monitoramento sobre as obras de manutenção, adequação de capacidade e projetos futuros para a rodovia. Segundo ele, o DNIT embasa seus estudos em dados que não necessariamente condizem com a verdade. Por exemplo, a estimativa de volume médio diário anual estimado por um estudo utilizado pelo órgão aponta que há um volume de 2.500 veículos por dia no trecho de Rio do Sul, quando na realidade são quase 20 mil. Ou seja, as definições em relação aos recursos destinados são baseadas em levantamentos com esse tipo de distanciamento da realidade.

Stassun apresentou o andamento de todos os contratos de projetos de conservação e recuperação da rodovia, bem com a adequação de trechos rodoviários. Em relação ao Lote 1 existe o contrato de R$ 19 milhões no exercício deste ano, que tinha vigência até 23/02/202 mas está em processo de prorrogação pro mais 720 dias. O Lote 2 prevê R$ 20 milhões em execução para este ano, o Lote 3 R$ 12 milhões no orçamento ainda em 2020 e o Lote 4 tem R$ 10 milhões também para este ano. “Dos cerca de R$ 70 milhões que temos para a duplicação neste ano, temos outros contratos que dependem desses recursos, inclusive as desapropriações. Porém para as desapropriações, temos zero de recursos para este ano”, apontou Stassun.

De acordo com o levantamento, ainda são 418 desapropriações pendentes considerando todos os lotes. “Como fazemos isso sem recursos?”, questionou. O PPA do Governo Federal de 2020 a 2023 prevê R$ 290 milhões no Orçamento da União com término da duplicação até 31/12/2023. Porém, Cleber Stassun afirmou que já foi mapeada uma necessidade de R$ 600 a R$ 700 milhões para a finalização da obra. Stassun ainda detalhou a terceira tentativa de Concessão da BR 470/SC.

O presidente da Acirs, Eduardo Schroeder, disse que o objetivo da reunião era alinhar as informações para que possa ser feito um novo encontro com o DNIT e com as autoridades competentes para fazer a cobranças necessárias baseadas em dados. “Fomos durante muitos anos enganados e agora não aceitamos mais, procuramos entender tecnicamente os processos”, assinalou. O vice-presidente da Fiesc regional Vale do Itajaí, Ulrich Kuhn, enfatizou que a obra é uma prioridade também no planejamento da Fiesc.