Escola João Widemann ganha ponto de coleta de lixo eletrônico do programa Acib Recicla

13/11/2023

O Programa Acib Recicla ganhou uma nova dimensão neste mês de novembro, envolvendo estudantes do ensino médio da E.E.B. Professor João Widemann. Por iniciativa dos próprios alunos, a escola conta agora com um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de lixo eletrônico, que fica disponível à comunidade naquele local até o dia 8 de dezembro.

A professora de Química, Valérie Dominique Grimberg, conta como surgiu a ideia: “No novo Ensino Médio nós temos o que chamamos de Projetos Integradores. Dentro da área de Ciências da Natureza, as disciplinas de Física, Química e Biologia tem que desenvolver um projeto integrado. Um dos temas que escolhemos foi o lixo eletrônico, focando principalmente no celular”. A ideia, segundo a professora, foi mostrar que o planeta não comporta o consumo desenfreado de eletrônicos e a importância do consumo consciente.

A disciplina de Física iniciou o projeto fazendo uma pesquisa para conhecer os hábitos de cada família com relação ao consumo e uso de aparelhos celulares dentro da comunidade escolar. Em Biologia, os estudantes aprenderam sobre a extração de minérios e de petróleo relacionada aos eletroeletrônicos. Por último, a disciplina de Química focou na consciência ecológica, a dificuldade de reciclagem dos aparelhos e a pegada ecológica.

“Foi trabalhado durante um mês e meio e eles se entusiasmaram muito. Percebemos que estudantes possuem um consumo consciente, sabem que não podem ficar trocando ou descartando de qualquer maneira. Eles sabem que precisamos repensar a maneira de consumir”, aponta Valérie. Para finalizar o projeto, tiveram a ideia de criar um folder para multiplicar esse conhecimento.

A melhor iniciativa foi escolhida por meio de votação e agora 2 mil folders serão impressos e distribuídos aos alunos, que serão multiplicadores dessas informações. Além disso, dentro de umas das turmas surgiu a ideia da própria escola ser um ponto de coleta. Diante disso, entraram em contato com a Acib e logo tiveram o retorno positivo.

Em seguida, a Weee.do Logística Reversa de Eletroeletrônicos, responsável por assegurar a destinação adequada dos materiais eletrônicos que não são mais utilizados, ministrou uma palestra na escola.

Conheça o Acib Recicla
O Acib Recicla é uma parceria entre a Acib e a Weee.do Logística Reversa de Eletroeletrônicos. Desde o início do programa, já foram arrecadadas mais de cinco toneladas de resíduos eletrônicos, como ventiladores, microondas, ferros elétricos, computadores, notebooks, celulares e acessórios, monitores, centrais telefônicas, walkie-talkies, aparelhos telefônicos, rádios, aparelhos de som, CD, DVD ou Blu-ray, equipamentos diversos com placas de circuito impresso, cabos e fios em geral.