Especialista fala sobre como reduzir acidentes de trabalho com base no comportamento

Especialista fala sobre como reduzir acidentes de trabalho com base no comportamento
17/10/2017

Especialista fala sobre como reduzir acidentes de trabalho com base no comportamento

O co-fundador e diretor executivo da M&M Tecnologia Comportamental, Carlos Massera, ministrou a palestra magna do IX Encontro de Cipa’s, na terça-feira (17) em Blumenau, falando sobre como reduzir acidentes com a segurança baseada no comportamento. O evento ocorreu no auditório do Centro Empresarial de Blumenau (CEB) e foi promovido pelo Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalho da Acib (Associação Empresarial de Blumenau).

Segundo Massera, Santa Catarina é o quarto Estado do Brasil em número de benefícios do ISS. A pergunta chave a se fazer, na opinião dele, é: “O que eu preciso melhorar nos meus sistemas e na minha engenharia para tornar o trabalho seguro mais fácil para o operador e para o auxiliar de operação?”

Massera abordou temas como aspectos relacionados à segurança do trabalho, o impacto da percepção no comportamento, por que as pessoas realizam o ato inseguro, e apresentou cases de sucesso. O especialista afirma que a Segurança Comportamental possui um papel essencial na prevenção de acidentes e na saúde no trabalho. “Em síntese, é sobre transformar um comportamento de risco em comportamento seguro. Sabendo que os comportamentos são responsáveis por cerca de 75% a 100% dos acidentes, este deve ser o principal objetivo de qualquer empresa que se preocupa com a integridade física dos trabalhadores. Atualmente, em todo o planeta, as técnicas de Segurança Comportamental são a principal iniciativa em Segurança”, explica. De acordo com estatísticas apresentadas por Massera com mudanças em cerca de três a sete comportamentos podem ser reduzidos 80% dos acidentes. “Segurança é mais sobre pessoas do que sobre sistemas. Se não mirarmos na gestão de pessoas os acidentes vão continuar acontecendo”, aponta.

Na programação do encontro de Cipa’s também houve três oficinas simultâneas, cujos temas foram: “Análise e Inspeção de Riscos NR 10 e NR 12”; “Análise e Investigação de Acidentes”; e “Inspeção em Sistema Preventivo de Emergência”. O evento teve patrocínio da Áthina, Fiesc, Integrada, Montibeler, MR Gestão de Resíduos, Simmmeb e Zeus do Brasil. Contou também com o apoio da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina.

Confira algumas dicas de Segurança Comportamental de Carlos Massera para as empresas

– Segurança é sobre “pessoas” e não sobre sistemas.

– As pessoas não são máquinas, isso quer dizer: eles se esquecem, vão se distrair, perder a atenção, vão se habituaraos perigos e se expor cada vez mais e têm sentimentos.

– Se a sua liderança e o sistema não estão estruturados para lidar com estas questões diretamente (pessoas), você tem um problema sério!

– O olhar comportamental para a operação segura é a principal fronteira de competitividade para as empresas mundiais. Por que não pode ser também para as empresas locais?

Pular para o conteúdo Whatsapp