Especialista orienta para gestão de custos e formação de preços no setor têxtil

Especialista orienta para gestão de custos e formação de preços no setor têxtil
20/03/2019

Especialista orienta para gestão de custos e formação de preços no setor têxtil

O Núcleo Têxtil da Acib promoveu nesta terça-feira (19) um workshop sobre gestão de custos e formação de preços no setor têxtil, segmento que, de acordo com dados da Fiesc, corresponde a 31% do mercado de trabalho em SC. O evento teve como facilitador o mestre em Desenvolvimento Regional e especialista em Direito Tributário e em Economia Industrial, Otto Guilherme Bahr.

Visão geral de finanças no setor têxtil, ciclo de capital de giro, planejamento financeiro, fluxo de caixa projetado e suas determinações, conceitos básicos de custos, formação e análise do preço de venda foram alguns dos temas abordados por Bahr.

O especialista abriu o evento alertando sobre a importância de se determinar uma meta de crescimento. “As pequenas e médias empresas normalmente querem crescer, mas são ‘um barco à deriva’, porque não fazem seu planejamento financeiro”, destacou Bahr.

Abordando aspectos das questões contábeis, o especialista fez um importante alerta.

“Temos métodos e análise para avaliar investimentos. Empresas não podem investir errado”, apontou.

Bahr também falou sobre a importância de diferenciar capacidade econômica e resultado financeiro, que é o caixa. “Risco financeiro é eu conseguir pagar as contas e isso tem a ver com as escolhas que eu fiz com o meu capital de giro”, explicou.

O especialista também deu dicas sobre como analisar capacidade econômica e capacidade financeira para fazer investimentos e dicas para obter as menores taxas de financiamento, explicando composição de ativo e passivo.

O fluxo de caixa, segundo Bahr, é uma consequência de todos os outros fatores e impacta no dia a dia das empresas. “O resultado de caixa é consequência de todos e de todas as ações tomadas dentro da empresa”, destacou o especialista.

Bahr também explicou detalhadamente os ciclos do capital de giro e o ciclo financeiro, com formas de gerenciar o capital de giro.

Pular para o conteúdo