Feduca incentiva a qualificação profissional e feirão oferece mais de 750 vagas de emprego

Feduca incentiva a qualificação profissional e feirão oferece mais de 750 vagas de emprego
07/08/2023

Feduca incentiva a qualificação profissional e feirão oferece mais de 750 vagas de emprego

Nesta sexta e sábado (11 e 12 de agosto) Blumenau sedia a 3ª Feira de Qualificação Profissional – Feduca, promovida pelo Núcleo de Educação e Desenvolvimento Profissional da Acib (Associação Empresarial de Blumenau). O evento será no Parque Vila Germânica e o objetivo é incentivar a qualificação profissional e a educação continuada em vários níveis. A novidade deste ano é que, paralelamente à Feduca, acontecerá o Feirão de Empregos, ofertando mais de 750 vagas.

“Esta é uma feira planejada com todos os detalhes, onde estamos garantindo uma visitação recorde, com quatro grandes públicos: estudantes, empresas, quem procura empregos e a família”, afirma Lourdes Thomsen, coordenadora do Núcleo. A feira é um sucesso na adesão das instituições de ensino, com todos os espaços já negociados. Para a presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Christiane Buerger, ações como esta são importantes para o desenvolvimento da cidade em todos os aspectos. Inclusive a Acib mantêm um grupo de trabalho voltado para a criação de formas de capacitação da mão de obra em adequação aquilo que as empresas buscam.

Feirão do emprego
O Feirão do Emprego, que ocorre paralelamente à Feduca, vai reunir 756 vagas de empresas de Blumenau e região. De acordo com a organização, são 30 empresas de diferentes setores como indústria, serviços e tecnologia que ofertarão oportunidades durante o evento. Haverá também cerca de 250 vagas destinadas às Pessoas com Deficiência (PCD).

As oportunidades são para todos os níveis de formação e em empresas como Tex Cotton, Electro Aço Altona, Malharia Cristina, Hospital Santa Catarina, Blumenau Iluminação e Paytrack Tecnologia. Haverá atendimento presencial dos contratantes nos dias de evento.

Para facilitar o acesso à feira, a organização recomenda que seja feito o credenciamento antecipado pelo link. A entrada é gratuita.

Participação de estudantes
A Secretaria de Educação de SC, por meio da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Blumenau, irá incentivar a participação dos alunos do ensino médio no evento. “Sabemos da importância da continuidade dos estudos dos nossos alunos. Temos esse compromisso e podem contar com a gente”, reforça a coordenadora do CRE, professora Cleusa Furtado Kratz. Para facilitar o acesso, a Feduca terá cerca de 30 ônibus disponíveis para fazer o transporte dos estudantes ao evento.

Ensino em Blumenau
Segundo o Censo MEC e Censo IBGE 2021, em Blumenau, há 145.852 habitantes com ensino médio completo, e 11.999 cursando, sendo este um público ávido por qualificação profissional e por oportunidades de empregos. A cidade tem ainda 39.960 habitantes com ensino superior incompleto (evadidos de 2017 a 2021) e 19.305 concluintes no ensino superior entre 2017 a 2021. A cidade tem 43 instituições de ensino superior, sendo 35 na modalidade EAD e oito presencial. O total de alunos matriculados no ensino superior é de 25.702. Conforme dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Blumenau conta ainda com 15 escolas de ensino técnico profissionalizante e cerca de 140 que se dedicam ao ensino de idiomas.

Oferta de mão-de-obra
Atualmente, Blumenau ocupa a 63ª posição na lista das cidades brasileiras com melhores resultados no setor empregatício. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, o saldo neste ano é de 2.104 vagas, colocando a cidade na quarta posição no Estado.

Em meio a resultados positivos, há ainda uma grande necessidade de mão-de-obra especializada, motivo pelo qual há uma migração de trabalhadores de outros Estados. O setor de tecnologia, por exemplo, encontra dificuldades em encontrar profissionais qualificados. Já a indústria, necessita qualificar 802,9 mil pessoas até 2025 em SC, segundo dados do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025. Os dados apontam ainda que a cada dez estudantes que concluem o Ensino Médio no Brasil, dois alcançam a educação superior e os demais acessam o mercado de trabalho sem uma profissionalização. Na feira de empregos haverá mais de 30 empresas com milhares de vagas sendo oferecidas.

Comissão Feduca
Fazem parte da comissão da feira as instituições educacionais participantes do Núcleo de Educação e Desenvolvimento Profissional da ACIB: IFSC, Unicesumar, Unisociesc, SENAI, SENAC, Proway, Rockfeller, Cooepe e Kogno.

Apoiadores: Associação das Micro e Pequenas Empresas (AMPE), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau, SEBRAE, BLUSOFT e Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), SIMMMEB, Prefeitura de Blumenau por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Secretaria de Turismo e Lazer, Secretaria de Educação e Secretaria de Inclusão e Paradesporto, Governo do Estado de SC por meio Coordenadoria Regional de Educação (CRE).Patrocinadores: NSC e Unifique.

Serviço
O que: FEDUCA ? Feira de Qualificação Profissional / Feirão de Empregos
Quando: 11 e 12 de agosto de 2023
Horários: dia 11, das 9h às 21h; dia 12, das 10h às 15h
Onde: Parque Vila Germânica
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/feduca-feirao-de-emprego/2084467

Pular para o conteúdo