FINEP publica dois novos editais

01/02/2019

FINEP publica dois novos editais

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) publicou dois novos editais no início de janeiro.

O primeiro deles faz parte do programa Finep Startup, e se chama nova rodada. O objetivo é alavancar empresas de base tecnológica em fase final de desenvolvimento de produto ou que precisem ganhar escala de produção, com viabilidade comercial comprovada. O período para envio de propostas fica aberto até o dia 28 de fevereiro.

Ao total, a Finep irá investir até R$ 1 milhão em cada uma das empresas selecionadas, que ainda poderão receber no futuro um novo investimento do mesmo valor, conforme a evolução do plano de negócios. O processo de seleção será composto por três etapas: avaliação do plano de negócios, banca avaliadora presencial e visita técnica e avaliação de documentação jurídica. O resultado final está previsto para julho.

Já o segundo edital chama-se chamada pública lançado em parceria com a Autoridade Nacional de Inovação Tecnológica do Estado de Israel (IIA). O objetivo é apoiar projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação industrial de empresas de ambos os países. Ao todo, serão investidos até R$ 7,5 milhões nas propostas selecionadas.

Serão financiadas propostas cujos produtos, processos e serviços resultantes apresentem altos níveis de inovação e risco tecnológico, potencial de comercialização e complementaridade entre as empresas dos dois países. Ao total, a Finep vai destinar até R$ 3,7 milhões em recursos de subvenção econômica (não reembolsáveis) para as empresas brasileiras aprovadas.

Os valores mínimo e máximo solicitados por concorrente nacional são, respectivamente, R$ 300 mil e R$ 1 milhão. Pelo lado israelense, a IIA vai investir até US$ 1 milhão nas empresas selecionadas nos projetos bilaterais. As propostas podem ser enviadas até o dia 18 de abril. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 30 de agosto.