Fórum discute cenário do cooperativismo brasileiro
O cenário econômico atual e os impactos no cooperativismo brasileiro serão discutidos...

O Núcleo de Cooperativas da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) promoveu nesta quarta-feira, dia 5 de novembro, o 1º Fórum de Lideranças do Cooperativismo de Blumenau. O encontro, que reuniu mais de 130 pessoas – entre representantes de cooperativas, autoridades e lideranças locais -, teve como objetivo fortalecer o movimento cooperativista e debater seu papel no desenvolvimento econômico e social da região.
Durante o evento, os participantes acompanharam a palestra “Cenário Econômico Atual – Impactos no Cooperativismo Brasileiro”, ministrada por Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB.
Na sequência, o painel “O cooperativismo em Blumenau” discutiu como o cooperativismo contribui para o desenvolvimento econômico e social de Blumenau e região. O debate foi mediado pela gerente da Unimed, Kátia Ferreira, e contou com a participação do presidente do Sistema Ailos, Moacir Krambeck; do presidente da Federação da Uniodonto de Santa Catarina, Marcos Adolf Prinz; da vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar; e do vereador Bruna Cunha.
“Blumenau é a cidade mais cooperativista do Brasil, com cerca de 80% da população vinculada a alguma cooperativa. Isso é reflexo da nossa cultura de colaboração e confiança. É importante discutirmos esse tema, pois o cooperativismo tem papel decisivo no desenvolvimento econômico e social da nossa região, fortalecendo empresas, gerando oportunidades e promovendo o crescimento coletivo”, pontua o vice-presidente da ACIB, Osnildo Maçaneiro.
Criado em 2021, o Núcleo de Cooperativas tem como propósito fortalecer a imagem do cooperativismo, integrar e compartilhar boas práticas, e disseminar essa cultura para a sociedade. O grupo é formado por 14 cooperativas que representam cinco ramos do cooperativismo: crédito, consumo, saúde, transporte e trabalho, produção de bens e serviços.
O núcleo segue os sete princípios cooperativistas — adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica dos membros, autonomia e independência, educação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade — valores que norteiam as ações das cooperativas participantes e fortalecem o desenvolvimento sustentável e solidário de Blumenau e região.