Gestão e Recursos Humanos são temas do 6º Meeting de RH

14/06/2024

Gestão e Recursos Humanos são temas do 6º Meeting de RH

Sediado pela Acib, o evento reuniu cerca de 210 profissionais de recursos humanos.

A atuação do RH Estratégico nas organizações foi o tema da 6ª edição do Meeting de RH do Vale do Itajaí, promovido pelos núcleos de Desenvolvimento Humano e Organizacional das associações empresariais de Timbó, Indaial, Pomerode e Blumenau. Sediado pela Acib, o encontro ocorreu na última sexta-feira (14), no auditório do CEB, e contou com a participação dos painelistas Luciano de Liz Barbosa, diretor-geral do IPEL, e Tailene Quintino, profissional de RH. O evento reuniu cerca de 210 profissionais de recursos humanos.

A programação contou com uma dinâmica diferente, o World Café com Networking, um processo criativo baseado em diálogos entre todos os participantes.

Luciano de Liz Barbosa, diretor-geral do IPEL, iniciou o evento abordando a evolução dos modelos de gestão. “Atualmente nosso certificado vale pouco, afinal, ele não ajuda a resolver os problemas do dia a dia. Hoje é preciso se atualizar, buscar novas estratégias e métodos eficazes para lidar com as pessoas. Já se fala em indústria 5.0, ou seja, tudo acontece muito rápido. Por exemplo, a gestão da década de 90 não ouvia as pessoas, mas hoje em dia elas querem ser ouvidas, querem ter voz na empresa. E, afinal, como lidar com isso? Atualizando o modelo de gestão, a cultura e criando um novo ambiente organizacional”, explicou.

Tailene Quintino destacou que ainda existem muitos dilemas sobre o papel do recurso humano nas organizações. “Os profissionais de RH são desafiados cada vez mais a adotar uma perspectiva mais estratégica quanto a seu papel na empresa”.

“Um bom líder na gestão tem como papel principal dominar os processos da área que atua, monitorar o desempenho do setor, possuir todos os recursos para entregar os melhores resultados, ouvir as pessoas/colaboradores, possuir autonomia de verdade para resolver os problemas e ser reconhecido pelo que faz”, completou Barbosa.

Desafios do setor

Os painelistas apresentaram os principais desafios organizacionais, sendo a capacidade de equilibrar duas habilidades opostas: eficiência operacional, excelência e inovação incremental (exploitation) versus disrupção, experimentação e inovação radical (exploration).

Quanto aos principais desafios da gestão, foram destacados: a necessidade de que a gestão básica esteja presente em toda a empresa; competitividade global e mercado exigente; ESG (ambiental, social e governança); propósito e cultura organizacional; valores e competências organizacionais; comunicação e canal de denúncias; transformação digital; diversidade e inclusão; e desenvolvimento de talentos.

Sobre o modelo de gestão de pessoas, Tailene citou que é dividido em sete partes: atrair, selecionar, integrar, alocar e desenvolver, engajar e reter, avaliar e, por fim, desligar. Com isso, os principais desafios do RH destacados por Tailene são: o setor deve entender o negócio; o RH deve ser um agente efetivo de mudança; o próprio RH deve estar integrado no modelo de negócios, assim como os outros setores e líderes; e o básico deve ser bem feito.

Sobre a digitalização do RH, Barbosa afirmou: “Empresa rápida e que erra menos, resultados consistentes, evolução constante e perpetuação são os principais impactos nos resultados organizacionais da gestão. Hoje em dia, muitas empresas evoluem e o RH é o setor que menos evoluiu, isso porque as empresas investem em diversas áreas e esquecem do recurso humano. Por isso, a digitalização é uma opção eficaz para alcançar esses benefícios”.

“O mundo nunca precisou tanto de gestão de pessoas, e ainda existem empresas que usam o RH apenas para o ‘processo’ interno da empresa, sem pensar nas pessoas e na gestão delas. Isso é um grande erro tanto das empresas quanto do setor. Precisamos de mais clareza nos papéis e nos processos de trabalho e, sim, o óbvio precisa ser dito”, concluiu Barbosa.

“Após todo esse processo, os impactos nos resultados organizacionais, ou seja, recursos humanos, são engajamento, capacitação, comunicação clara, ambiente seguro, inclusivo, crescimento e com caminho muito mais claro”, finalizou Tailene.

Ação beneficente

O 6º Meeting de RH Vale do Itajaí contou com a ação de coleta de caixas de leite. No momento foram arrecadados mais de 150 litros de leite que serão destinados ao Lar Bethânia, de Blumenau.