IA Summit 2025 mostra que o futuro da inteligência artificial já começou em Blumenau

IA Summit 2025 mostra que o futuro da inteligência artificial já começou em Blumenau
12/09/2025

IA Summit 2025 mostra que o futuro da inteligência artificial já começou em Blumenau

Com recorde de público, o evento reuniu especialistas de empresas globais e destacou como a tecnologia está transformando decisões, negócios e a vida em sociedade.

Uma pesquisa da consultoria McKinsey aponta que 72% das empresas no mundo já adotaram pelo menos uma ferramenta de inteligência artificial, e que a tecnologia deve responder por até US$4,4 trilhões em ganhos de produtividade global por ano. Foi nesse cenário que a Associação Empresarial de Blumenau (Acib), por meio do Núcleo de Gestores em TIC, promoveu o IA Summit 2025, realizado na última segunda-feira (11), em Blumenau. 

Com o lema “A inovação é você!”, o evento reuniu gestores de TI, analistas de tecnologia, líderes empresariais e entusiastas para uma tarde de imersão em debates e palestras sobre o impacto da IA na transformação digital e sua aplicação prática no ambiente corporativo e social. 

Para o coordenador do Núcleo de Gestores em TIC da Acib, Valdir Steinbach Jr., o encontro reforçou o protagonismo da região em inovação e tecnologia. “O IA Summit é um espaço para troca de experiências, conexão entre profissionais e geração de insights práticos que fortalecem o ecossistema de negócios da nossa cidade e preparam as empresas para o futuro”, destacou.

A programação contou com o painel “IA além do hype: Qual o futuro da IA?”, com especialistas da empresas Lenovo, Cirion e AMD, que discutiram os caminhos da inteligência artificial para além das tendências momentâneas, explorando aplicações reais já em uso em diferentes setores.

Na sequência, o professor e consultor Filipe Santos apresentou a palestra “2 coisas que a inteligência artificial pode resolver”. Santos é professor de MBA em  IA, consultor internacional com as melhores escolas de negócios realizando projetos de Design Thinking, Agilidade, Transformação Digital, Inteligência Artificial, Futurismo e Geração Z em 75 corporações e mais de 20.000 alunos treinados. É também mentor do hackathon da NASA Space Apps e de Startup Weekends, além de ser apontado como umas das 400 pessoas mais influentes do meio de inovação brasileiro. No momento ele trouxe uma visão prática de como a tecnologia pode apoiar empresas na inovação e na resolução de desafios complexos. 

Logo depois, Ricardo Emmerich, gerente-geral da Hewlett Packard Enterprise no Brasil, abordou o tema “IA Estratégica: Decidindo no Meio da Complexidade”. Com uma carreira de mais de 30 anos construída dentro da Hewlett Packard, Emmerich é o novo gerente-geral da companhia no país, é formado em Análise de Sistemas pela PUC, possui especializações nas áreas de Qualidade pela Unicamp e Gestão de Empreendimentos e Negócios pela EAESP/FGV. Na sua palestra ele destacou como os executivos podem criar frameworks de decisão em cenários cada vez mais incertos.

O encerramento do IA Summit 2025 foi marcado por humor e leveza. O comediante Gustavo Pórco, conhecido pelo personagem Indavirus, apresentou um stand-up exclusivo que trouxe sátiras do universo corporativo e tecnológico. 

O evento contou com patrocínio das empresas Cirion, AssetIT/IBM e ACS PRO, além do apoio da diretoria de Inovação da Acib.

Pular para o conteúdo Whatsapp