III Seminário de sustentabilidade empresarial debate práticas inovadoras

03/07/2018

III Seminário de sustentabilidade empresarial debate práticas inovadoras

Aconteceu durante a última segunda-feira (2), na Fundação Fritz Müller, o III Seminário de sustentabilidade empresarial ? Inovando e reduzindo custos. Organizado pelos núcleos da Acib de Gestão da Qualidade, Responsabilidade Social, Segurança e Saúde do Trabalho e Gestão Ambiental, o evento reuniu diversos representantes das empresas locais para discussão engrandecedora de práticas inovadoras de sustentabilidade, no meio ambiente e também dentro do ambiente de trabalho.

Com início às 17h, o primeiro painel contou com palestra de abertura de Bruno Muehlbauer, diretor ambiental da Veolia, uma das maiores empresas do mundo no que se refere a soluções de gestão de água, resíduos e energia.

“O Brasil tem grande potencial de consumo e, com certeza, será um solo fértil para a gestão de resíduos e prática de atividades que desenvolvam o país sustentavelmente, que é um dos compromissos da Veolia”, afirmou Muehlbauer.

Sobre o trabalho em Blumenau, Bruno afirmou: “Nosso desafio está nesta fase inicial. Vamos ajudar muito no que se refere a resíduos sólidos, mas, estamos em fase de diagnóstico, procurando entender quais as necessidades para então fazer algo. Daqui a algum tempo, acreditamos que seremos úteis também no setor de energia para a região”.

A Veolia também tem em andamento um projeto de programa de educação ambiental infantil, que irá atuar dentro das escolas e contribuir com o desenvolvimento local, incentivando as crianças a renovar o planeta.

O palestrante ainda deu dicas do que os participantes podem fazer no dia a dia para reduzir a quantidade de resíduos produzidos.

O segundo painel não foi realizado devido a um imprevisto ocorrido com o palestrante Leandro José Soares. A organização se colocou a disposição para ressarcir os convidados que se sentiram lesados com a situação. Uma nova data será agendada para a realização da palestra “Lições do chão de fábrica. A empresa sob o olhar de um “operário”.

A palestra magna da noite “A sustentabilidade do negócio na visão jurídica e seus impactos sócias econômicos” foi ministrada pelo Prof. Dr. Hélio Gustavo Alves, advogado, mestre e doutor em direito previdenciário.

Hélio discursou acerca do conceito de sustentabilidade e da importância de haver também uma sustentabilidade de pessoas, no meio ambiente humano. “É preciso que se cuide dos humanos, pra que eles cuidem do resto”, afirmou o advogado.

O professor também alertou sobre a necessidade de desenvolvimento econômico e social para que haja sustentabilidade. Dentro das empresas, o investimento vai além do âmbito financeiro “As pessoas é que irão mudar a inteligência das empresas. O trabalho com sustentabilidade em uma empresa exige uma equipe multidisciplinar que atue com o marketing. Para que haja retorno financeiro, as indústrias devem fazer da sustentabilidade o seu produto”.

O evento foi finalizado com sorteio de brindes entre os participantes, que ganharam livros acerca dos temas discutidos nas palestras.