Incerteza nas reformas

06/02/2018

Incerteza nas reformas

Artigo de autoria do presidente da Acib,Avelino Lombardi, publicado no Jornal de Santa Catarina do dia 6 de fevereiro.

A reportagem divulgada pelo Santa no dia 5 de fevereiro, apontando que a expectativa é de que a maioria da bancada catarinense seja contra a a Reforma da Previdência é, no mínimo, preocupante. Acreditamos que as mudanças são necessárias e significativas para toda a economia. Por isso, a Acib (Associação Empresarial de Blumenau) está apoiando a campanha da Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) em defesa da Reforma da Previdência e a aprovação das novas regras de aposentadoria.

É fato que décadas atrás a perspectiva de homens e mulheres no mercado de trabalhoeramuito diferente da atual realidade. A idade média de aposentadoria no Brasil é uma das baixas do mundo, de 59,4 anos. Por um lado, muitas pessoas com capacidade produtiva são afastadas do mercado de trabalho e, por outro, a empresa tem o encargo de substituir essa mão de obra.

A sociedade organizada tem a obrigação de se mobilizar e cobrar dos nossos parlamentares um posicionamento coerente e que venha trazer benefícios para toda a sociedade. Não podemos admitir que se use um tema tão importante como este com finalidade meramente eleitoreira. Não será possível avançar e colocar o país no rumo do crescimento sustentável sem as reformas, não só da Previdência, mas também Política e Tributária. Pela primeira vez em muitos anos estamos próximos de ver essas conquistas tornarem-se realidade e não podemos deixar essa oportunidade passar.

Da mesma forma, neste ano eleitoral, precisamos usar nossa força como representantes de entidades empresariais e defender a eleição de candidatos sérios, honestos e que apresentem uma conduta ilibada. Queremos uma representação forte e um governo que nos respeite e atenda nossas demandas. E a mudança começa por nós. De nada adianta reclamarmos que é feito pouco, se continuamos desunidos. É preciso unir a sociedade organizada, apresentar propostas e perfis que entendemos que devam ter nossos líderes políticos, para que possamos, ao menos, evitar situações como esta que estamos vivenciando, de dúvidas e incertezas, que influenciam negativamente a economia do nosso país e impedem nosso crescimento.