Ministro dos Transportes autoriza obras para porto de Itajaí e aeroporto de Navegantes

31/01/2017

A Acib esteve representada pelo diretor para Assuntos Internacionais, Rui Hansen e pelo presidente do Conselho Deliberativo, Ronaldo Baumgarten Jr., na Cerimônia de Assinatura do Contrato de Dragagem do Porto de Itajaí, que ocorreu na quinta-feira passada com a presença do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Mauricio Quintella Lessa. Na ocasião, o ministro assinou contrato autorizando a destinação de R$ 38,2 milhões para a obra. A ampliação da dragagem vai permitir a entrada de navios de grande porte; cada metro de dragagem significa 800 contêineres a mais que o navio pode transportar.

O Fórum Parlamentar Catarinense disponibilizou R$ 22 milhões, através de emenda impositiva, para a conclusão da fase 1 da obra de dragagem, que é de responsabilidade do Governo Estadual. A fase 2 é de responsabilidade do Governo Federal.

No período da tarde, o vice-presidente Avelino Lombardi e o diretor para Assuntos de Desenvolvimento e Planejamento Urbano da Acib, Paulo Henrique Herwig, acompanharam a cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica visando a ampliação do Aeroporto Internacional de Navegantes, naquela cidade. O acordo permite a continuidade da parceria existente entre a Prefeitura de Navegantes e a Infraero para desapropriação da área onde haverá a ampliação do aeroporto. Segundo estimativas da superintendência do Aeroporto, devem ser gastos cerca de R$ 150 milhões para desapropriação dos 30% de área restante para início das obras.

O ministro Maurício Quintella anunciou o lançamento, em breve, do Pacto Nacional pela Infraestrutura, que inclui os Governos Federal, Estaduais e Municipais, o Poder Legislativo e os órgãos de controle. “É preciso que a infraestrutura do Brasil deslanche de uma vez por todas”, declarou. Na opinião dele, nesse momento de restrição fiscal é necessário priorizar e se adequar à realidade orçamentária. Ele destacou a manutenção das obras em território catarinense nas BRs 280, 470 e 116. Informou também sobre planos de concessão de ferrovias e, em Santa Catarina, de rodovias e do Aeroporto Hercílio Luz, de Florianópolis.