Novo presidente da Acib, Avelino Lombardi quer a união das entidades empresariais

25/04/2017

Avelino Lombardi é oficialmente o novo presidente da Acib (Associação Empresarial de Blumenau) para a gestão 2017-2019. A posse ocorreu na noite desta terça-feira (24), no auditório do CEB (Centro Empresarial de Blumenau). O novo vice-presidente é o empresário Renato Medeiros. Também foram renovados os membros da diretoria, conselho deliberativo e conselho fiscal da Acib.

Lombardi assume com o compromisso de dar ainda mais voz à >

O novo presidente também protestou por Blumenau ser preterida em relação a outras cidades do Estado. “Blumenau é uma cidade polo do Vale do Itajai, região que representa 30% do PIB econômico e eleitoral de Santa Catarina. Porém, tem sido muito mal atendida, quando o assunto é segurança pública, obras de infraestrutura e saúde pública. Exigimos por parte das autoridades tratamento igualitário ao que é dado às demais regiões. Pagamos impostos exorbitantes e o Estado se mostra inchado e ineficiente. É necessário que o poder público aprenda a fazer mais com menos, otimize a gestão e garanta a governabilidade”.

Depois de quatro anos à frente da entidade empresarial mais antiga de Santa Catarina, Carlos Tavares D’Amaral usou seu discurso para lamentar a morosidade das obras dos Governos Estadual e Federal para a região. “Os últimos quatro anos foram de muito aprendizado, mas também de uma batalha diária, de uma preocupação infindável com os problemas na nossa cidade e da região, buscando alternativas e soluções para minimizar a falta de atenção dos governos Estadual e Federal. Quantos projetos eu, na condição de presidente da Acib, gostaria de ter visto realizados, mas, infelizmente, não saíram do papel durante a minha gestão. O prolongamento da Via Expressa, a revitalização da rodovia Jorge Lacerda e da rua Silvano Cândido da Silva, a duplicação da BR 470, os problemas de segurança que só se agravam, a dificuldade que temos para conseguir uma simples cerca no Aeroporto Regional ou para o instalar o balizamento noturno do mesmo”, apontou.

O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, parabenizou a diretoria empossada, lembrando que a Acib tem se notabilizado vanguardista e pioneira, no viés fundamental que é pensar no desenvolvimento empresarial da cidade. “Nesta linha sucessória, a entidade tem buscado se atualizar. E essa confluência da união das associações e setores mais diversos da economia, mostra a democracia da Acib, o que auxilia no crescimento e desenvolvimento empresarial da cidade. Sigamos em frente com esse grande papel, contribuindo para o desenvolvimento da cidade”, destacou o prefeito.

Para o deputado federal e coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, João Paulo Kleinübing, graças ao associativismo foi possível desenvolver projetos na cidade. “Hoje, estamos aqui para reconhecer a importância da Acib no pensar e discutir a cidade de Blumenau. Estamos todos do mesmo lado, trabalhando por Blumenau e pela região. Parabéns Acib. Parabéns Blumenau!”, evidenciou.

O senador Dalírio Beber observou que a noite era de reconhecimento aos resultados da Acib na sua busca incansável pelas demandas do empresariado. “As grandes demandas do Vale do Itajaí, repassadas pela entidade, foram atendidas pelo Fórum Parlamentar Catarinense de acordo com o possível. Infelizmente, não na velocidade e no tempo necessários. Mesmo assim, conseguimos atender as prioridades. E o Fórum está atuando forte para que a primeira grande obra de infraestrutura seja a duplicação da BR 470, pela importância do transporte ferroviário e do giro da economia”, observou, acrescentando que a Acib possui um espírito associativista que é exemplo para Santa Catarina. Parabenizo a antiga diretoria pela representatividade e desejo muito sucesso nessa nova jornada do Avelino”, concluiu.

Ainda durante a cerimônia, o presidente em exercício da Facisc, André Armin Odebrecht, fez uma homenagem ao presidente Avelino Lombardi, com a entrega de uma placa e um pin da Federação. O evento de posse teve patrocínio do BRDE, Honda Takai, Áthina Administradora e Corretora de Seguros, Cooper, Unimed e Maxicrédito. O coquetel foi elaborado e servido pelo Núcleo de Alimentos Finos da Acib.

Convênios

Durante a solenidade, o secretário de Saúde de Estado, Vicente Caropreso assinou um convênio do Governo do Estado com Fundação Hospitalar de Blumenau, que administra o Hospital Santo Antônio, no valor de R$5.665.000,00 para serem aplicados nos seguintes objetos: construção do 2º “bunker” para instalação do 2º acelerador linear; ampliação de leitos de curta duração para quimioterapia: 15 adultos e 5 pediátricos; e reforma de 28 leitos de internação adulto. O presidente do HSA, João Wolfgang, participou da assinatura.

Outro convênio assinado na solenidade de posse da Acib foi entre a Fapesc e o Blusoft, no valor de R$ 800 mil, para promover a edição 2017 do Programa Entra 21. O termo de compromisso foi assinado por Sergio Luiz Gargioni, da Fapesc, e Joe Elias Lindner, do Blusoft.

Diretoria Acib Gestão 2017/2019

Diretor para Assuntos de Bem Estar e Saúde

Markus Blumenschein

Diretor para Assuntos de Tecnologia e Inovação