Núcleo de DHO debate estratégias e tendências de remuneração

Núcleo de DHO debate estratégias e tendências de remuneração
19/07/2021

Núcleo de DHO debate estratégias e tendências de remuneração

Você já parou para pensar o quanto a remuneração dos colaboradores da empresa precisa de estratégia? Alguns dos pontos críticos da gestão de remuneração foram debatidos na última reunião do Núcleo DHO (Desenvolvimento Humano Organizacional) da Acib.

Carolina Farah, da Enlizt falou sobre Estratégias e Tendências em Remuneração. O grupo pode refletir e debater que as decisões sobre remuneração precisam estar baseadas em dados e fatos vindos de pesquisas confiáveis, combinando com os dados internos da empresa quanto a orçamento, desejos dos colaboradores, bem como identificando se o desafio da empresa é reter ou atrair profissionais.

Dentro da reunião, ficou claro o quanto a temática é importante e tem possibilidades de atuação por grupo de cargos, localidades e também pela estratégia maior da empresa. Uma gestão mal estruturada em remuneração pode levar a empresa a grandes problemas, seja por não atrair ou manter os profissionais necessários, seja pelo risco de elevar em demasia custos sem sustentabilidade.

Foi possível também revisar o conceito de remuneração total, composta por remuneração fixa, incentivo de curto prazo (como comissões), incentivo de longo prazo (como participação nos resultados), benefícios (assistência médica, vale alimentação, entre outros), bem como itens intangíveis como cultura e clima organizacional.

Incentivos de curto e longo prazo alinhados com metas e estratégias da empresa também foram debatidos, sempre considerando a necessidade de cada organização e cada grupo de profissionais, pois não existe uma única forma de trabalhar remuneração. A mesma, para ter sucesso em sua gestão, precisa ser consistente e customizada.

O Núcleo agradece a Carolina Farah por trazer seu conhecimento e ao grupo por participar com ideias e questionamentos. Além dos debates com casa cheia, foi apresentado pela coordenadora, Pamela Almeida, pela vice-coordenadora, Cibele Sanches, e pela consultora do Núcleo, Mara Klaumann, o canvas atualizados bem como ações de reforço dos Núcleos da Acib. As mesmas visam reforçar e fortalecer o Núcleo e seus nucleados.

O Núcleo DHO da ACIB existe para compartilhar práticas e desenvolver conhecimento e habilidades nos profissionais de gestão de pessoas, sejam profissionais atuantes nas áreas de gestão de pessoas dentro das empresas, sejam especialistas de mercado, todos são muito bem vindos.

A próxima reunião será em 11 de agosto, das 8h15 às 10h e será sobre Gestão de Desempenho. Caso queira fazer parte do Núcleo, entre em contato com a consultora Mara (nucleos3@acib.net) e acompanhe as redes e divulgações da Acib para mais informações sobre os próximos encontros.

Pular para o conteúdo