Núcleo de DHO recebe especialista que foi vice-presidente da Gerdau

Núcleo de DHO recebe especialista que foi vice-presidente da Gerdau
04/09/2017

Núcleo de DHO recebe especialista que foi vice-presidente da Gerdau

No dia 29 de agosto o Núcleo de DHO recebeu o antigo vice-presidente da Gerdau, João de Lima. Depois de quarenta anos trabalhando como consultor de Recursos Humanos e de Desenvolvimento Organizacional nas empresas globais Gerdau e Magnesita, hoje é fundador da Fractal Resultados, uma empresa de consultoria de gestão. Também é autor do livro “Gestão e cultura de resultados – O modelo para gerir e liderar pessoas realizadas e empresas vencedoras”. A palestra foi um oferecimento da empresa Effecta ao Núcleo de DHO.

Lima define como elementos essenciais das empresas vencedoras para a formação da Cultura de Resultados: a Estratégia do Negócio, o Sistema de Gestão, a Gestão de Pessoas e a Liderança. Para ilustrar esses conceitos, ele criou o “triângulo fractal”, onde esses elementos atuam de forma integrada, como vetores interdependentes e permeáveis entre si.

O especialista ressaltou a importância da cultura relacionada ao modelo de gestão. “Cultura e modelo de gestão se fundem e se confundem. Estratégia, gestão, pessoas e liderança são elementos da cultura. Funcionam de forma harmônica, sinérgica e independente”, apontou.

Quanto ao papel da liderança, Lima acredita que a transformação que as empresas fazem são relacionadas às pessoas. “É necessário transformar os ‘co-laboradores’ em ‘co-sócios’ e ‘co-autores’ do modelo de gestão”. O especialista falou ainda sobre todos os elementos da estratégia do negócio, como missão, visão, valores, objetivos estratégicos e alinhamento organizacional. Ainda segundo ele, a gestão de pessoas começa no recrutamento e seleção, trazendo para a empresa pessoas que compartilhem dos mesmos valores do negócios.

Pular para o conteúdo