Núcleo de Energias Renováveis da Acib requer volta de vistorias suspensas pela Celesc

05/05/2020

A Acib, por meio do Núcleo de Energias Renováveis, enviou ofício ao gerente regional da Celesc, Claudio Varela, manifestando posição contrária às medidas adotadas pelo órgão, que suspenderam temporariamente serviços considerados não essenciais/emergenciais, tais como as vistorias para Conexão de Micro e Minigeração Distribuídas, de acordo com a Resolução Normativa n. 878 de 24 de março de 2020. O documento requer a manutenção das vistorias que, até então, estavam sendo realizadas normalmente.

“Como contrapartida, todas as empresas responsáveis por tais serviços comprometem-se em permanecer com todos os protocolos de segurança já adotados, em relação aos envolvidos, conforme deliberação do Ministério da Saúde, Governo Federal, Governo Estadual e Municipal, a fim de prestar serviço de qualidade e segurança, com a finalidade de contribuir com a não proliferação da COVID 19, objetivando garantir significativa redução de gastos para os clientes, renda para as empresas e principalmente manutenção dos empregos”, aponta o documento.

Segundo o diretor para Assuntos Ambientais e de Energia da Acib, Lucas Prinz, a ação se faz necessária porque muitas empresas investiram para a compra do sistema, inclusive tomaram financiamentos para este fim, e agora não estão tendo a economia esperada. “Muitas dessas empresas estão contando com a economia de energia proporcionada pelo sistema de microgeração adquirido. A mesma situação ocorre com as famílias que adquiriram o sistema e, ao mesmo tempo, tiveram aumento expressivo no consumo de energia elétrica devido à maior permanência de pessoas no ambiente doméstico. As empresas e as pessoas precisam que esse sistema funcione para reduzir custos, sem contar as vantagens da geração limpa de energia”, explica.

O ofício argumenta, entre outras razões, que as vistorias de Microgeração ocorrem majoritariamente em ambiente externo e sem necessidade de contato direto com os consumidores. Além disso, o acesso ao interior da propriedade do consumidor, para fins de vistoria do equipamento de conversão de energia (inversor), pode ser substituído pelo envio de fotos do equipamento instalado e de sua etiqueta de identificação via sistema eletrônico da concessionária. “Tal medida já é prática comum e vem sendo feita pelos responsáveis técnicos desde meados do ano passado, por solicitação da própria concessionária, para agilizar o processo de vistoria”, explica o ofício, assinado pelo presidente da Acib, Avelino Lombardi, e diretor para Assuntos Ambientais e de Energia, Lucas Prinz.