Núcleo de Energias Renováveis quer estimular uso desse tipo de energia com abatimento de IPTU

10/04/2018

Um projeto de lei pode isentar do pagamento de parte IPTU quem investir em energias renováveis. A ideia foi apresentada à diretoria da Acib nesta segunda-feira (9), pelo coordenador do Núcleo de Energias Renováveis da entidade, Lucas Adolf Prinz. O projeto foi desenhado pelo núcleo com o apoio do vereador Sylvio Zimmermann. De acordo com a proposta, será possível isentar em até 80% o pagamento do IPTU para empresas ou residências que supram 100% da sua necessidade total de energia com energias renováveis.

Entre os benefícios do estímulo à produção e utilização desse tipo de energia, Prinz ressaltou: “Estimativas apontam que são gerados cerca de 30 empregos diretos a cada 1MW de energia renovável instalado. A arrecadação de impostos é outro benefício. A cada R$ 100 mil faturado, é pago R$ 9.750 de impostos pelas empresas instaladoras. O ISS direto para Blumenau seria de R$ 800,00”. O aquecimento da economia e atração de empresas também são benefícios esperados.

Segundo Prinz, o tempo médio de retorno do investimento é estimado em cinco anos. Para uma casa com quatro moradores, por exemplo, o investimento inicial é em torno de R$ 15 mil. A próxima etapa será discutir junto à Prefeitura as regras para a isenção. Depois, o vereador Sylvio Zimmermann apresentará um anteprojeto de lei ao Executivo, que, posteriormente, envia em forma de projeto de lei para a Câmara Municipal analisar e votar.