Núcleo de Inovação faz visita técnica à Furb

18/06/2019

Núcleo de Inovação faz visita técnica à Furb

No dia 14 de junho o Núcleo de Inovação da Acib fez uma visita pelos laboratórios da Furb. O objetivo foi conhecer um pouco dos projetos que a instituição promove e como eles reverberam para a comunidade empresarial. O grupo visitou o laboratório de combustíveis, que é referência nacional, atendendo todo o estado de Santa Catarina e Paraná nos estudos da qualidade de combustível. O local também é utilizado por empresas que buscam a Furb para avaliar qualidade de seus componentes. Atualmente, é o maior laboratório de Santa Catarina, com um investimento de mais de R$ 3 milhões, buscados através de projetos inscritos pelos professores.

O Núcleo também visitou o LIFE (Laboratório interdisciplinar de formação de educadores). O laboratório tem por objetivo compartilhar espaços interdisciplinares de ensino aprendizagem com base em recursos tecnológicos digitais de informação e comunicação, para a formação de professores. Ele conta com recursos antes inéditos nos espaços de ensino-aprendizagem da universidade, tais como, mesa multitoque, drone, tablets, notebooks com tela de toque e óculos 3D e lousa digital. Além disso, seu layout é configurável de acordo com as necessidades de cada atividade que se realiza no laboratório.

A visita também passou pelo EFEX, espaço destinado àformação continuada de professores de todos os níveis da rede pública de ensino, visando promover a inserção gradual de tecnologias no contexto escolar.

Os pilares são:

· Ensino híbrido

· Cultura maker

· Gamificação

· Curadoria na cultura digital

· Aprendizagem colaborativa

· Avaliação e tecnologias digitais

· Educomunicação

· Programação e robótica

· Plataformas adaptativas

· Aprendizagem baseada em projetos

O grupo também foi recebido pela reitora da Furb, Márcia Cristina Sardá Espíndola.