ACIB promove café para associados
A Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) realizou mais uma edição do Café com...
A troca de experiências de ensino é um dos pilares do Núcleo de Língua Alemã da ACIB. O grupo se reuniu na última sexta-feira (9/9) para conversar sobre estratégias do estudo do idioma que estão sendo aplicadas no ensino público de Blumenau. O nucleado Claudio Schnaider, da Wizard Idiomas, passou quatro meses observando as estratégias de ensino utilizadas na Escola Básica Municipal Gustavo Richard, no bairro Nova Esperança, e compartilhou com o grupo. Esse é um dos três colégios bilíngues em língua alemão de Blumenau.
“A ideia foi observar como o projeto é feito no nosso município e a forma de entrega do ensino”, explica. De acordo com ele, as professoras de alemão e regente trabalham juntas e o idioma é internalizado de forma mais assertiva pelas crianças. “A língua vai fazendo parte do dia a dia naturalmente”, conta. Em média, os estudantes têm uma aula de alemão por dia. “A partir dessas experiências, nós temos a convicção de que a língua é para qualquer pessoa”, lembra Claudio.
Uma das dificuldades enfrentadas hoje pela Secretaria de Educação de Blumenau é a falta de professores de alemão na cidade. De acordo com os membros do núcleo, que representam sete escolas de idiomas, eles também compartilham da mesma dificuldade. Inclusive, a FURB tem projeto para o lançamento do curso de Letras em Alemão, que irá ajudar na formação dos profissionais.
O cônsul honorário da Áustria em Blumenau e fundador do núcleo, Mauro Kirsten, comentou sobre a importância do fomento do idioma alemão. “Temos que ver a língua como oportunidade curricular e de formação de profissionais”, finaliza.