Núcleo de Relações Internacionais conhece case da Stuttgart e trabalho do consulado da Alemanha

21/03/2017

O Núcleo de Relações Internacionais da Acib recebeu, no dia 16 de março, os empresários Hanna Hirt Duebbers e Frank Norman Hirt, para apresentar o case da Stuttgart Artigos Finos, e também o cônsul honorário da República Federal da Alemanha, Hans-Dieter Didjurgeit, que falou sobre o trabalho do consulado.

A atuação da Stuttgart se estende por todo o Brasil, com 34 representantes, tele-vendas, representação de marcas importantes (importação direta), e-commerce, distribuidores e varejo. A Stuttgart nasceu em 1993 na garagem da casa da família. “Nosso objetivo era trazer para o Brasil produtos finos da Alemanha na área de alimentos, que não existiam aqui naquela época”, explicou Hanna. Após quatro anos em casa, alugaram um imóvel, que é o mesmo onde está localizada a empresa hoje.Frank Hirt detalhou algumas estratégias de mercado. Uma delas é o projeto de abertura de franquias, iniciado em 2014. A empresa também está construindo um novo centro logístico, na rua Bahia, que deve ser concluído em 2019.

O cônsul honorário da Alemanha, Hans-Dieter Didjurgeit esclareceu que o consulado é focado no trabalho documental, político e econômico. Algumas das principais atividades são a emissão de cidadania alemã e o atendimento a missões empresariais e empresas alemãs instaladas na região. “Blumenau tem uma forte tradição nesse sentido. O primeiro cônsul chegou aqui em 1956, enviado pela Alemanha”, apontou.

Segundo ele, nunca houve uma procura tão intensa pela cidadania alemã. A Alemanha é o país que mais recebe estudantes estrangeiros, são 300 mil por ano. Por essa razão, o consulado atua também no sentido de incentivar a aprendizagem da língua alemã e trazer a “nova Alemanha” para o conhecimento dos brasileiros.