Núcleo de Responsabilidade Social conhece cases de empresas integrantes

04/10/2021

Núcleo de Responsabilidade Social conhece cases de empresas integrantes

A reunião do Núcleo de Responsabilidade Social da Acib domês de setembro contou com a apresentação de cases de empresas integrantes. Conheça abaixo alguns deles:

Fundação Fritz Müller

Camila Cunha, assessora de Responsabilidade Social da Fundação Fritz Müller apresentou o Projeto Pescar, que é destinado a jovens em situação de vulnerabilidade social, entre 16 e19 anos, que estejam estudando e oriundos de famílias com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. “Trata-se de um programa de formação socioprofissionalizante que busca capacitar e desenvolver, tanto pessoal quanto profissionalmente, jovens em vulnerabilidade social, garantindo maiores possibilidades de acesso ao mundo do trabalho”, explicou.

A formação dura 800 horas, com 60% do conteúdo voltado para desenvolvimento pessoal e cidadão e 40% em desenvolvimento profissional. Os jovens desenvolvem competências como responsabilidade, comprometimento, comunicação, trabalhar em equipe, resolver situações-problema, compreender contextos, ser democrático, ético e cidadão, para que se tornem protagonistas de suas histórias. “Estamos na sétima turma, com 19 jovens, em parceria com a Fundação Projeto Pescar, apoio da Transpotech, Unifique e Torresani Empreendimentos Imobiliários”, relatou Camila.

Unimed Blumenau

A analista de Sustentabilidade da Unimed Blumenau, Ceci Socorro, falou sobre as ações de um projeto criado neste ano de pandemia, ainda sem muitas perspectivas, chamado “Esperançar”. Segundo ela, após algumas dificuldades em realizar algumas ações que já estavam programadas, a equipe pensou em como espalhar a esperança. “Não apenas no âmbito social, mas também junto aos nossos colaboradores e cooperados”, apontou. O projeto contempla ações que acontecem na cooperativa ao longo do ano, com impacto econômico, ambiental e social.

Conheça alguns números apresentados pela Unimed Blumenau referentes a ações realizadas no primeiro semestre:

• Campanha de Doação de Sangue e Cadastramento de Medula Óssea: 65 colaboradores realizaram doação até 30/06e mais de 200 vidas foram impactadas;
  • Campanha do Agasalho: 216,95 kg de roupas arrecadadas, doadas para 200 pessoas em vulnerabilidade;
  • Cortina do Abraço: 24 cortinas entregues, impactando a vida de mais de 600 idosos envolvidos;
  • Serenata: Música e dança para 24 casas asilares, alegrando a tarde de mais de 600 idosos;
  • Campanha Amor Valente: Arrecadação de 2 toneladas de alimentos para 120 mães com filhos em tratamento de saúde em 8 ONGs diferentes;
  • Doação de fraldas geriátricas: 1261 pacotes de fraldas e mais de 150 idosos beneficiados;
  • Projeto Doutor Timbó: entrega de voucher para consultas para 360 pessoas e doação de equipamento Linfapress, para drenagem linfática em mulheres mastectomizadas e cinco mil folders sobre HPV para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Timbó.