Núcleo de Sustentabilidade da ACIB discute Certificação Lixo Zero e GHG Protocol

15/08/2022

O Núcleo de Sustentabilidade da ACIB se reuniu na última semana para promover a troca de conhecimentos sobre a Certificação Lixo Zero e GHG Protocol. O encontro teve a presença dos palestrantes Gabriel Cristofolini e Suyen Larissa Lima, da Euro Ambiental, e Ronaldo Schwanke, da Connexin.

A Euro Ambiental apresentou os cases de empresas que receberam a Certificação Lixo Zero, onde, a partir das melhores práticas de gestão de resíduos, desvia-se 90% de resíduos do aterro sanitário. Essa prática contribui para a redução de impactos ambientais, favorecendo o desenvolvimento econômico e social através da cadeia de reciclagem.

Já a Connexin explicou sobre o GHG Protocol, sendo essa uma ferramenta de gestão que identifica e contabiliza as emissões relacionadas à atividade da empresa, servindo como indicador para a redução contínua das emissões. Como exemplo, pode-se estudar a substituição de compra de energia elétrica da rede pela de energia renovável, ou a auto produção por meio de células fotovoltaicas.

A busca pelas certificações fornece subsídios de gestão às empresas que adentram ao mundo do ESG, pois oferecem metodologia e requisitos para uma adequada gestão de seus impactos, sejam eles econômicos, sociais ou ambientais.
A próxima reunião do núcleo está programada para setembro. Para mais informações entre em contato pelo e-mail núcleos3@acib.net.