Núcleo Emissoras de Rádio discute soluções para combater roubo de cabos de cobre

Núcleo Emissoras de Rádio discute soluções para combater roubo de cabos de cobre
21/02/2022

Núcleo Emissoras de Rádio discute soluções para combater roubo de cabos de cobre

O Núcleo Emissoras de Rádio da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) fez a primeira reunião do ano nesta segunda-feira (21/02). Para a conversa, foram convidados o Delegado Regional de Blumenau, Rodrigo Marchetti, e o Coronel da 7ª Região de Polícia Militar (RPM), Jefferson Schmidt.

Os membros do Núcleo explanaram sobre os problemas de segurança pública que afetam diretamente às emissoras, como o roubo de fios de cobre. O coordenador do Núcleo, Carlos Alberto Ross, da Rede Fronteira de Comunicação, e os membros das demais rádios explanaram sobre o problema. “Foram registradas ocorrências em diversos pontos da cidade como nas ruas 1º de Janeiro, Araranguá, Morro da Saxônia, bairro Fortaleza. Inclusive com roubo de cabos à luz do dia”, lamentam. As emissoras cobraram das forças de segurança atenção sobre o tema.

O Coronel Schmidt comentou que o monitoramento por câmeras pode auxiliar a PM a coibir a ação dos criminosos. Porém, a quantidade de equipamentos na cidade hoje é considerada insuficiente ? são 64 do tipo OCR – tecnologia que converte imagens capturadas com câmera digital (placas de veículos) em dados possíveis de serem pesquisados e editados. “Nossa sugestão é seguir o exemplo de cidades como Brusque e Jaraguá do Sul que firmaram convênios com a iniciativa privada, por meio das associações empresariais, e assim conseguiram implantar mais câmeras na cidade”, comenta. A sugestão da PM é que a iniciativa privada compre as câmeras, instale e repasse o link da geração das imagens para a polícia. A PM por sua vez armazenaria os dados em um sistema próprio. “Trabalhamos com dados e precisamos do máximo de sigilo e segurança, por isso é necessário ter uma plataforma própria de armazenagem”, explica.

A partir da reunião, ficou definido que a proposta de formalização de um convênio entre PM e ACIB será levada à diretoria e Conselho, sendo aprovado, as empresas associadas poderão fazer parceria com a polícia para a instalação de mais câmeras de monitoramento OCR.

Pular para o conteúdo