Núcleos de Educação da ACIB e presidência se reúnem para discutir situação do IDEB em Blumenau

Núcleos de Educação da ACIB e presidência se reúnem para discutir situação do IDEB em Blumenau
22/03/2022

Núcleos de Educação da ACIB e presidência se reúnem para discutir situação do IDEB em Blumenau

Na busca por soluções para ajudar a melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Blumenau, uma das bandeiras defendidas pela ACIB, presidência e membros dos núcleos de Educação Básica Privada e Educação e Desenvolvimento Profissional se reuniram nesta segunda-feira (21/03). A última avaliação foi feita em 2019 e os resultados para a educação pública da cidade ? tanto estadual, quanto municipal e federal ? foram: 6,2 para o 5º ano (meta era 6,3) e 4,9 para o 9º ano (meta era 5,4), o que vem causando preocupação por parte da entidade.

“Se tivermos índices elevados na educação, temos condições de atrair mais empresas e bons profissionais para a cidade. Afinal, as pessoas se sentem confortáveis em trocar de município quando vão para um lugar que prioriza a educação”, pondera o presidente Renato Medeiros.

O presidente conversou com os educadores para que a associação consiga ajudar de forma efetiva as escolas que necessitam de mais atenção. Um dos problemas levantados pelo grupo é a falta de preparo dos diretores em atuar como gestores. “Alguns querem assumir uma direção para sair da sala de aula, mas não têm o perfil necessário para gerenciar uma escola. Um curso para ser diretor não pode levar um ou dois dias, precisa ser uma formação de pelo menos um ano,” refletem. O grupo apontou ainda que professores motivados, gestores qualificados e indicadores eficientes são essenciais para o êxito do processo. “Atrás dos índices, existem as crianças”, lembram.

Na reunião ficou definido que a ACIB irá procurar a Secretaria de Educação para filtrar quais escolas irão receber a visita da associação e assim montar um projeto de ajuda para as que necessitam. A ideia ter alguns cases que não alcançaram boas notas no IDEB e também escolas com bom desempenho e que tenham boas práticas que possam ser aplicadas às demais. Com os dados reunidos, o grupo fará visita às unidades para entender as realidades e carências e posteriormente reuniões de trabalho. O intuito é trabalhar em parceria com a secretaria e desenvolver um projeto piloto voltado para a gestão e que use uma dessas escolas como modelo.

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