O papel de Segurança e Saúde do Trabalho na pandemia

17/08/2020

O papel de Segurança e Saúde do Trabalho na pandemia

Um dos núcleos empresariais da Acib bastante atuante durante a pandemia é o de Segurança e Saúde do Trabalho (NSST). “Temos trabalhado principalmente com objetivo de apoiar os profissionais de SST nos esclarecimentos dos pontos duvidosos em relação às medidas de prevenção do Covid, as legislações complementares na pandemia (portarias, medidas provisórias, etc), sempre buscando promover o debate sobre as melhores ações e técnicas de prevenção com maior eficácia para as empresas nucleadas”, explica o coordenador do Núcleo, Valdir Alegre Chique Junior.

Neste momento, o papel do profissional de segurança e saúde nas empresas torna-se ainda mais necessário, já que ele é o responsável pelas rotinas relacionadas ao cuidado dos colaboradores e atendimento às obrigações legais. “Ele tem papel fundamental nas ações de prevenção e controle da proliferação do Coronavirus nos ambientes de trabalho, com ações de conscientização, contenção da exposição, investigação de casos suspeitos e acompanhamento e monitoramento de casos confirmados”, explica o coordenador, acrescentando que esse profissional atua preventivamente, elaborando e ou executando ações que visem à eliminação de condições causadoras de acidentes ou doença ocupacional.

Podem atuar como profissionais de segurança e saúde do trabalho: técnicos em enfermagem, técnicos em segurança, enfermeiros do trabalho, engenheiros de segurança e médicos do trabalho.

Sobre o Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalho da Acib

Criado em 18 de maio de 2005, o núcleo de Segurança e Saúde do Trabalho da Acib, tem como objetivo promover ações para garantir a segurança e a saúde dos colaboradores durante a execução das mais diversas funções dentro das organizações. O grupo reúne empresários e profissionais de diferentes áreas da atividade econômica que discutem, durante as reuniões, meios de disseminar a cultura e a importância da segurança no trabalho. Empresas interessadas em saber mais podem entrar em contato com aconsultora Clarice, pelo email nucleos1@acib.net ou WhatsApp (47) 99177-4549.