Entidades de Blumenau formalizam carta ao prefeito pedindo revisão da tarifa de esgoto
Comissão da OAB elaborou parecer técnico de oito páginas para dar embasamento ao pedido
Observatório Social de Blumenau tem a associação como uma das mantenedoras e atua na fiscalização de obras e licitações municipais
A diretoria da ACIB recebeu nesta segunda-feira (24) o secretário Operacional do Observatório Social de Blumenau (OSBLU), Mauro Castro Aniceto. O objetivo da reunião foi apresentar um balanço do trabalho realizado pela instituição, além de dar um panorama geral sobre como funcionam as ações do OSBLU.
O Observatório atua na fiscalização das áreas que compreendem as secretarias de Obras, Educação e Saúde, além do Samae e da Câmara de Vereadores de Blumenau, o que corresponde a 85% dos servidores públicos e 2/3 do orçamento da cidade. “Nos últimos quatro anos, tivemos uma economia de cerca de R$ 10,6 milhões obtida pela atuação do OSBLU na fiscalização de contratos. Além de acompanharmos 473 licitações durante o período”, explica. No ano passado, o OSBLU encaminhou ao Ministério Público de SC, por exemplo, duas denúncias sobre falta de licitação na contratação de serviços por parte do Samae.
A ACIB, junto com mais 20 empresas e instituições, é uma das mantenedoras do Observatório. Atualmente 15 voluntários atuam junto do corpo técnico do OSBLU. O vice-presidente da ACIB, Osnildo Maçaneiro, lembrou que cabe à sociedade civil organizada incentivar para que mais pessoas tornem-se voluntárias. “Assim teremos órgãos públicos melhores controlados”, avalia.
O Brasil conta com 132 Observatórios em 17 Estados, as unidades federativas com mais instituições são o Paraná e Santa Catarina.