ACIB recebe Plenária de Presidentes da Facisc regional Vale
Evento contou com o lançamento da campanha “Prevenir custa menos do que recomeçar”...
Observatório Social de Blumenau tem a associação como uma das mantenedoras e atua na fiscalização de obras e licitações municipais
A diretoria da ACIB recebeu nesta segunda-feira (24) o secretário Operacional do Observatório Social de Blumenau (OSBLU), Mauro Castro Aniceto. O objetivo da reunião foi apresentar um balanço do trabalho realizado pela instituição, além de dar um panorama geral sobre como funcionam as ações do OSBLU.
O Observatório atua na fiscalização das áreas que compreendem as secretarias de Obras, Educação e Saúde, além do Samae e da Câmara de Vereadores de Blumenau, o que corresponde a 85% dos servidores públicos e 2/3 do orçamento da cidade. “Nos últimos quatro anos, tivemos uma economia de cerca de R$ 10,6 milhões obtida pela atuação do OSBLU na fiscalização de contratos. Além de acompanharmos 473 licitações durante o período”, explica. No ano passado, o OSBLU encaminhou ao Ministério Público de SC, por exemplo, duas denúncias sobre falta de licitação na contratação de serviços por parte do Samae.
A ACIB, junto com mais 20 empresas e instituições, é uma das mantenedoras do Observatório. Atualmente 15 voluntários atuam junto do corpo técnico do OSBLU. O vice-presidente da ACIB, Osnildo Maçaneiro, lembrou que cabe à sociedade civil organizada incentivar para que mais pessoas tornem-se voluntárias. “Assim teremos órgãos públicos melhores controlados”, avalia.
O Brasil conta com 132 Observatórios em 17 Estados, as unidades federativas com mais instituições são o Paraná e Santa Catarina.