Palestra do Dr. Ozires Silva atraiu empresários e jovens ligados ao setor de tecnologia em Blumenau

24/04/2017

Na última terça-feira (18), o Dr. Ozires Silva, fundador da Embraer, palestrou em Blumenau sobre inovação e empreendedorismo, uma promoção do Núcleo Acib Inovação, com apoio do Núcleo de Marketing. Sua presença atraiu vários empresários e jovens ligados ao setor de tecnologia, todos interessados em aprender com o maior empreendedor da aviação do Brasil.

O presidente da Acib, Carlos Tavares D’Amaral, iniciou os discursos da noite, agradecendo à organização do evento e a todos os presentes. Falou também sobre a importância de um evento como esse para estimular a inovação.

A noite iniciou com a palestra do diretor executivo da Playmove, Marlon Souza, que trouxe exemplos que fazem a diferença no mercado e na vida das pessoas, com uma empresa de inovação presente na área da educação. Ele citou o case de sucesso da Playmove – Mesa Digital e falou sobre os pilares do ensino da empresa: “Devemos atrair os nativos digitais, estimular na criança o seu potencial máximo, e transformar o processo de aprendizagem com a ludopedagogia”. Para ele, “deve-se ganhar dinheiro mudando o mundo”.

O momento mais esperado da noite foi a palestra do Dr. Ozires Silva. Ele começou contando sua história de vida, o início do sonho que virou realidade, e como foi criada, do zero, a Embraer – uma das maiores empresas aeronáuticas do mundo. Sua simpatia, suas infinitas histórias com uma maneira simples de falar e, por vezes, as piadas e brincadeiras, prenderam a atenção de todos os presentes, que ouviram com muito respeito a história que transformou o mercado e os ares brasileiros. Muito bem humorado, ele contou as histórias do início da aviação no Brasil e das dificuldades que a Embraer passou. “Dificuldades surgiram, mas não desistimos.”

“Continuamos em períodos de fortes mudanças. Sem um planejamento estratégico, ninguém sobreviverá nestes tempos globalizados. O mundo onde vivemos é o mais importante. Portanto, tudo o que a gente for fazer, devemos fazer o melhor e ser o melhor”, observou Silva.

O evento foi realizado pelo Núcleo ACIB Inovação, com apoio da ACIB e dos Núcleos de Marketing e de Alimentos Finos e Especiais, e patrocínio da Unisociesc.

Dr. Ozires Silva

Ozires Silva nasceu em Bauru, em 08 de janeiro de 1931. É oficial da Aeronáutica e engenheiro graduado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É reitor da Unimonte – Santos/SP. Liderou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante. Também liderou, em 1970, o grupo que promoveu a criação da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Deu início à produção industrial de aviões no Brasil.

Presidiu a empresa até 1986, quando aceitou o desafio de ser presidente da Petrobras, onde atuou até 1989. Em 1990, assumiu o Ministério da Infraestrutura e, em 1991, retornou à Embraer, desempenhando um papel importante na condução do processo de privatização da empresa, concluído em 1994. Também atuou como presidente da Varig. Criou a Pele Nova Biotecnologia – primeiro fruto da Academia Brasileira de Estudos Avançados.