Panorama do Centro de Inovação de Blumenau e da Rede Catarinense de Centros de Inovação é apresentado na Acib

31/08/2021

A reunião de Diretoria da Acib ocorrida na segunda-feira, dia 30, contou com a presença do presidente do Centro de Inovação de Blumenau, Sr. Udo Schroeder, que apresentou à Diretoria um panorama atual da instituição e da Rede de Centros de Inovação.

“O Projeto Santa Catarina ? Estado Máximo da Inovação, iniciou-se em 2011, como uma missão do Governo de SC à Espanha. Em 2013 começou o estudo dos ecossistemas locais. Já em 2014 foi a entrega dos projetos de engenharia e arquitetura, bem como as licitações das obras das prefeituras de cada cidade. E somente em 2015 iniciaram as obras nas cidades de Brusque e Rio do Sul. Em 2020 inauguramos a rede em Blumenau”, relatou Schroeder.

De acordo com Schroeder, os Centros de Inovação possuem quatro missões: ativar o Ecossistema de Inovação, criar cultura inovadora e empreendedora, gerar e escalar negócios inovadores e ajudar as empresas estabelecidas a inovar. “A rede possui três tipos de arranjos operacionais, sendo próprios, parceria com empresas privadas e parceria com prefeituras”.

Blumenau tem uma vocação de empreender muito forte e o Centro de Inovação é um excelente espaço para desenvolver novas ideias e projetos. Está no DNA dos blumenauenses empreender e inovar”, relatou o presidente da Acib, Renato Medeiros.

Para mais informações, acesse http://centrosdeinovacao.sc.gov.br/

Distrito e Centro de Inovação Blumenau ? Gene

As atividades do centro começaram em 2020. “Inauguramos o espaço com 93% de ocupação dos espaços comercializados e em 2021 já estávamos em 100% de ocupação com 31 empresas residentes. Em seis meses de atividade geramos 35 eventos presenciais e 753 views”, apresentou Schroeder.

Schroeder também informou que o modelo de gestão do Centro de Inovação Blumenau é privado, com certificação de unidade gestora sendo a Universidade Regional de Blumenau (Furb) e o Instituto Gene Blumenau, pelo período de cinco anos.

A especialização do Centro de Inovação de Blumenau está focada em tecnologia da informação e comunicação, eletrometalmecânico, têxtil, saúde, energia renováveis, comércio e turismo.