Pista de cargas do Aeroporto de Navegantes é tema de reunião

03/07/2023

Pista de cargas do Aeroporto de Navegantes é tema de reunião

A Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) recebeu nesta segunda-feira (3/7) o vice-presidente da Facisc regional Vale, Rinaldo Luiz de Araújo, para atualizar a diretoria e conselheiros sobre o andamento da construção da pista de cargas do Aeroporto Internacional de Navegantes.

O tema é uma das bandeiras regionais defendidas pela ACIB. “A situação do aeroporto já é tão antiga quanto a da BR-470. Esteé um dos pleitos do Voz Única. Nós da Facisc consideramos a ampliação e reforma do terminal como a nossa primeira conquista”, avalia. Após a ampliação, o aeroporto passou a contar com 13,6 mil m², antes eram 5,2 mil m², quatro esteiras para bagagens (antes eram duas), além de melhoria das áreas comercial e sala de desembarque. “A estimativa é de que a movimentação de passageiros supere os 2,2 milhões ao ano”, prevê.

Rinaldo lembrou que o envolvimento com o projeto da nova pista do aeroporto iniciou em 2015, quando assumiu a presidência da Associação Empresarial de Navegantes (ACIN) e desde então foram muitas viagens a Brasília e reuniões sobre o tema. Ele explica que atualmente, 70% da área está desapropriada, mas ainda são necessários os outros 30% para garantir a implantação de nova pista que receberá os aviões cargueiros e o valor estimado necessário para as indenizações é de R$ 150 milhões.

No fim de maio, em uma reunião com o governador Jorginho Mello ea concessionária CCR (administradora do aeroporto) foi assegurado que: “não haverá mudança no traçado original da segunda pista mantendo a sintonia com o Plano Diretor do município de Navegantes. A segunda pista volta a estar nos planos de investimento e conta com o apoio do governo estadual para as próximas etapas necessárias que garantirão o início da obra.” Um dos caminhos será um reequilíbrio contratual entre a CCR e o Governo Federal. O aeroporto está passando por reformar como ampliação do terminal de passageiros e outras melhorias.

Atualmente, elejá é responsável por 70% da operação de cargas do Estado e por isso a urgência no andamento da obra.

Benefícios da implantação da segunda pista

Dentre os benefícios relatados com a implantação da segunda pista, destacam-se: aumento de atratividade para toda região, aumento no interesse de players no segmento de tecnologia e fármacos, arrecadação de tributos revertidos ao Estado e região do Vale, novas oportunidades para a construção civil e aumento na circulação de dinheiro, como um todo.

“Não podemos diminuir a combatividade nas esferas jurídica, política e empresarial”, orienta Araújo.

A presidente da ACIB, Christiane Buerger, ressaltou a importância do tema que beneficia também as empresas de toda a região. “Essa é uma das nossas bandeiras e vamos trabalhar juntos por ela”, finaliza.