Prêmio Amigo do Leão vai reconhecer quem contribui com os fundos sociais de SC

15/08/2022

Prêmio Amigo do Leão vai reconhecer quem contribui com os fundos sociais de SC

Estão abertas as inscrições para o 1º Prêmio Amigo do Leão, iniciativa criada para engajar aqueles que contribuem para a arrecadação dos recursos aos Fundos da Criança e do Adolescente (FIA) e Fundos do Idoso, em Santa Catarina, por meio da destinação de imposto de renda.

Loriberto Starosky Filho, coordenador do Núcleo de Sustentabilidade da ACIB e um dos organizadores do prêmio, apresentou a iniciativa à diretoria da entidade. Ele explicou que a premiação é dividida em oito categorias: Contador, Empresa de Pequeno e Médio Porte, Empresa de Grande Porte, Doador Pessoa Física, Organização Social, Captador de Recursos, Município Catarinense e Campanha de Arrecadação. “Nossa ideia é estimular as doações de pessoas físicas e jurídicas aos projetos sociais”, comenta.

De acordo com os dados apresentados por Loriberto, em 2021, 520 pessoas físicas fizeram doações para o FIA e 103 para os fundos do idoso. Isso representa 2,3% do potencial de doadores de Blumenau. Vale lembrar que as pessoas físicas podem doar até 6% do imposto devido e podem escolher para qual projeto doar.

Os candidatos ao prêmio podem estar sediados em qualquer local do Brasil, desde que as doações comprovadas tenham sido realizadas em fundos catarinenses da criança e do adolescente ou do idoso no ano-calendário de 2021. Se o candidato for um doador pessoa física, poderá concorrer ao prêmio comprovando as doações em qualquer ano-calendário.

O presidente da ACIB, Renato Medeiros, lembra da importância em orientar a pessoa física de que ela também pode ser um doador. “As empresas estão mais familiarizadas com esse tipo de ação, mas é fundamental incentivar os demais doadores aptos a colaborar”, opina.

Quem pode doar?
Para doar, a pessoa física precisa preencher o modelo completo de declaração. Já as empresas, precisam se enquadrar no regime Lucro Real. No Brasil, há cerca de 140 mil empresas de Lucro Real, de acordo dados de 2019.
Todos os critérios, informações e regulamento do prêmio estão no site do Núcleo Catarinense da ABCR ? Associação Brasileira de Captadores de Recursos, responsável pelo prêmio. As inscrições se encerram em 31 de agosto e os vencedores serão reconhecidos em uma cerimônia na Assembleia Legislativa de SC (Alesc), em 1º de dezembro.

Faça a sua inscrição aqui!