Programa de Recuperação para Blumenau é apresentado para a Acib

31/08/2020

Programa de Recuperação para Blumenau é apresentado para a Acib

No dia 27 de agosto o Núcleo de Desenvolvimento Humano e Organizacional e o Conselho de Núcleos da Acib receberam o diretor de Desenvolvimento Econômico do Município Charles Schwanke e a gerente de Projetos da Secretaria de Gestão de Governo, Cibely Martins, em uma reunião online para apresentação do Plano e Ação para Recuperação de Blumenau.

Segundo Schwanke, o objetivo do plano é de fomentar os diversos setores da economia, recuperar o potencial de crescimento econômico em áreas-chave, evitar o fechamento e falência dos estabelecimentos e gerar emprego e renda. O desenvolvimento do plano contou com 160 participantes. entre pessoas físicas, empresas e instituições, inclusive representantes da Acib.

O diretor ressaltou a iniciativa de facilitar processos internos e fomentar o diálogo e a negociação entre organizações privadas e instituições de crédito. Uma das propostas é a digitalização dos processos internos relacionados à iniciativa privada, como abertura ou ampliação de negócios, incorporação imobiliária, ampliação de fábricas, entre outros. Isso permitirá uma diminuição no tempo de tramitação de 90 para 30 dias, representando uma redução média de 70% na duração dos processos.O objetivo da Prefeitura com a desburocratização é garantir que 95% dos processos seja executado no prazo.

Outro ponto é o Programa Juro Zero, regulamentado pelo decreto nº 12.767. Elaborado para mitigar os impactos da pandemia de coronavírus na economia local, o programa tem também o objetivo de incentivar a formalização dos Microempreendedores Individuais (MEIs), reduzindo o número de profissionais que atuam na informalidade.

Serão disponibilizados até R$ 2 milhões em empréstimos, com limite de subsídio do município em até R$ 400 mil.

Schwanke também anunciou a abertura de inscrições para o Programa Salto, do Sebrae, que tem o objetivo de capacitar empreendedores para a gestão e recuperação econômica.